No Brasil, os acidentes de trabalho estão entre as principais causas de cegueira em um dos olhos. Nesta entrevista ao programa Cotidiano, da Rádio Nacional AM de Brasília, o oftalmologista, Luís Felipe Diniz frisa que apesar de usar a proteção, muitos não utilizam os óculos de grau ou lentes, então a deficiência visual acaba levando ao acidente.
Quanto aos equipamentos de segurança, segundo ele, muitos alegam que o serviço era pequeno e rápido e que esqueceram de pegar os óculos e quando menos esperavam, um objeto pontiagudo faísca ou objeto de metal caiu no olho, levando à cegueira.
Segundo Luís Felipe Diniz, os ferimentos mais comuns nos olhos não são de profissões arriscadas que exigem aparelhos de proteção: a maioria é resultante de acidentes domésticos, objetos pontiagudos, ou produtos de limpeza, como água sanitária, que podem perfurar a córnea.
O oftalmologista lembra que uma leve pancada também pode levar à cegueira, hemorragia, catarata, descolamento da retina e glaucoma.
Ele ensina o que deve ser feito em caso de acidente com água sanitária: "Na hora deve-se lavar com água corrente abundante, mas assim bastante, pelo menos uns cinco minutos, com água corrente ali, para tentar tirar o máximo possível daquela água sanitária. Depois fechar o olho, e aí sim, correr para o oftalmologista, para a gente veri o tamanho do estrago que foi feito. O quanto antes lavar, melhor".