Auditoria aponta irregularidade em gestão do ex-governador do DF

Publicado em 06/08/2015 - 03:23 Por Kariane Costa - Brasília

O ex-governador Agnelo Queiroz pode ter descumprido a Lei de Responsabilidade Fiscal em 2014. É o que aponta uma auditoria do Tribunal de Contas do Distrito Federal.


Segundo o documento, Agnelo fez dividas sem deixar dinheiro em caixa para o atual governador Rodrigo Rollemberg pagar.


Prática que é proibida, de acordo com o artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal.


A lei diz que o gestor não pode contrair despesas nos últimos oito meses de mandato que tenham que ser pagas pelo próximo governador.


O valor em dívidas contraídas é de R$ 173 milhões.


Somado a esse isso, tem as despesas realizadas em 2014, que deixaram de ser registradas na contabilidade.


Esses gastos chegam a R$ 2 bilhões e 200 milhões e são relacionados a folhas de pagamento de servidores da educação e saúde, compra de material, realização de obras e prestação de serviços.


Além de Agnelo, a auditoria responsabiliza o então secretário de Planejamento, Paulo Antenor de Oliveira, o subsecretário da pasta, Caio Abbott, o ex-secretário de Fazenda Adonias dos Reis Santiago e os ex-subsecretários de Tesouro Paulo Santos de Carvalho e Francisco das Chagas Silva.


De acordo com o advogado de Agnelo Queiroz, Paulo Guimarães, o ex governador afirma que todos seus atos foram dentro da Lei e que vai apresentar a defesa no prazo de duas semanas dado pelo Tribunal de Contas do DF para esclarecer os pontos considerados irregulares.


A reportagem não conseguiu contato com os demais citados pelo TCDF.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo