Polícia Federal desmonta quadrilha que fabricava drogas sintéticas

Publicado em 27/08/2015 - 17:40 Por Sayonara Moreno - Brasília

A Polícia Federal apreendeu, em apenas um dos laboratórios investigados na Operação Quinto Elemento, uma quantidade de droga superior ao total apreendido durante todo o ano de 2015.

 


Quatrocentos policiais cumpriram 145 mandados judiciais em Goiás, São Paulo, Paraná, Tocantins, Bahia, Minas Gerais e Distrito Federal, nesta quinta-feira.

 

 

Ao todo são 30 mandados de prisão temporária, oito de prisão preventiva e 40 de condução coercitiva: quando a pessoa é levada para prestar esclarecimento.

 

 

Além disso, 55 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, e 12 imóveis foram confiscados, incluindo um prédio residencial de 20 apartamentos.

 


Segundo a PF, a organização criminosa utilizava empresas regularizadas, como farmácias, laboratórios e também vendedores, para conseguir produtos químicos usados na fabricação das drogas sintéticas, como as anfetaminas e a cocaína.

 

 

Os investigadores disseram que a quantidade de produtos chamou a atenção para o esquema econômico organizado para o tráfico, que utilizava até veículos de luxo pra comercializar as mercadorias.

 


Durante as investigações, a Polícia Federal desmontou oito laboratórios com capacidade de produção de drogas: em apenas um deles, foram apreendidos cerca de 630 mil comprimidos de  ecstasy do Paraguai, também usado como rebite.

 

Em outro laboratório, a polícia flagrou a produção de 800 mil comprimidos, também de ecstasy. Esse tipo de droga, além de outros efeitos, leva o usuário a um quadro de insônia e depressão.

 


As investigações também apontam que, em apenas oito meses, um dos laboratórios gerenciados pela organização movimentou cerca de  R$ 240 milhões.

 


Todos os envolvidos devem responder por tráfico de drogas, associação para o tráfico, falsidade ideológica e tráfico de produtos químicos para a produção de drogas.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo