Semana começa com baixa umidade do ar em vários estados

Publicado em 10/08/2015 - 11:46 Por Graziele Bezerra - Brasília

A baixa umidade do ar deixou alguns municípios de Mato Grosso em estado de alerta nesse domingo. Na capital, Cuiabá, a umidade chegou a 12% no período da tarde.

 

Segundo o meteorologista Luís Cavalcanti, a semana começou com alerta para baixa umidade também no oeste de Minas Gerais, boa parte de Goiás, oeste da Bahia, sul do Maranhão e sul do Pará. Nessas regiões, a umidade pode chegar a 20% no decorrer dos dias.

 

Sonora: "É um período em que a gente passa muitos dias sem registrar chuva e a massa seca que predomina na região faz com que principalmente no mês de agosto e começo de setembro, com as temperaturas elevadas, baixa o índice de umidade e, quando ele vai baixar de 30%, a recomendação que a gente tem da Organização Meteorológica Mundial é de emitir um aviso para população e para os órgãos governamentais no sentido de informar que vamos ter uma umidade baixa."

 

Ainda de acordo com o meteorologista, a baixa umidade deve afetar a região central do país até a primeira quinzena de setembro, porque não há previsão de chuva.

 

Sonora: "A tendência é de que a gente registre índice de umidade baixa porque não tem previsão de chuvas nessas regiões, exceto o oeste de Mato Grosso do Sul que poderá ter alguma chuva durante essa semana, mas são chuvas passageiras e e fracas. Portanto, eu diria que a região central do Brasil persiste essa condição de baixas umidades relativas do ar porque não tem previsão de chuva nesse período."

 

Para a temporada seca e de baixa umidade, a Organização Meteorológica Mundial orienta que as pessoas bebam mais água e que evitem atividades com grande esforço físico e exposição ao sol, principalmente no período da tarde.

Últimas notícias
Economia

Brasil registra recorde histórico de rendimento habitual em 2023

O ano de 2023 registrou o maior valor da série histórica de rendimento habitual recebido por todos os trabalhos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo