Dispensa de atestado médico em academias cria polêmica no DF

Publicado em 04/09/2015 - 16:46 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília (DF)

A Associação Médica Brasileia, a Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício criticam projeto de Lei aprovado na Câmara Legislativa do Distrito Federal. A medida retira a exigência de atestado médico para fazer academia no DF. O projeto ainda precisa se sancionado ou vetado pelo governador Rodrigo Rollemberg.

 

O conselheiro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Lázaro Miranda de Fernandes, argumenta que isso prejudica a segurança de quem pratica atividade física.

 

O deputado distrital Wellington Luiz, do PMDB, foi o autor do projeto. Ele informou, através de nota, que a exigência do atestado impõe um obstáculo econômico e burocrático, afastando as pessoas da prática de atividade físicas. O relator do projeto, deputado Cristiano Araújo, do PTB, defendeu a medida.

 

O educador físico Davi Sena acredita que o projeto é polêmico porque na academia se busca o limite do aluno.

 

O corretor de imóveis Pedro Estevam frequenta academias e ressalta que os exames feitos são superficiais.

 

O projeto prevê a substituição do atestado pelo preenchimento de um questionário para quem está com idade de 16 a 69 anos. Para os jovens de 16 a 18 anos é preciso ainda autorização dos pais ou responsáveis. Permanece a exigência do atestado para quem está com mais de 70 anos.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo