História Hoje: Há 98 anos nascia o Chacrinha

Publicado em 30/09/2015 - 07:30 Por Apresentação Carmen Lúcia - Brasília (DF)

José Abelardo Barbosa de Medeiros, mais conhecido como Chacrinha, completaria hoje 98 anos. O Grande Guerreiro nasceu em Surubim, Pernambuco, no dia 30 de setembro de 1917.

 

Ele é considerado o maior comunicador do rádio e da televisão brasileira. Começou a carreira no rádio, no final dos anos 30. Em 1956, estreou na televisão com um programa de auditório, alegre, diferente e inovador que conquistou o gosto popular.

 

Irreverente e sempre vestido de forma extravagante, com roupas de paetês coloridos, usava uma buzina pendurada ao pescoço, que utilizava quando o calouro cometia algum deslize. Sons de animais e panelas eram usados no programa onde também atirava bacalhau à plateia e oferecia abacaxi como prêmio aos cantores.

 

Chacrinha é considerado responsável pela popularização da televisão como meio de comunicação de massa. Autor de inesquecíveis frases, como: "Na televisão, nada se cria, tudo se copia”, "Quem não se comunica se trumbica" e "Eu vim para confundir, não para explicar"; e das perguntas: "Vocês querem bacalhau?" e"Vai para o trono ou não vai?", misturava em seu trabalho descontração, alegria e ironia. O grito de guerra "terezinha" não era homenagem a nenhuma Tereza, surgiu em substituição ao antigo patrocínio de água sanitária Clarinha que possuía uma sonoridade parecida.

 

Passou pelas TVs Tupi, Rio e Bandeirantes, com os programas Discoteca do Chacrinha, Buzina do Chacrinha e Cassino do Chacrinha, sempre acompanhado das famosas chacretes, as dançarinas profissionais de palco que animavam o programa.
Grandes nomes da Música Popular Brasileira foram revelados pelos programas de auditório do Chacrinha.
Foi líder de audiência nas tardes de sábado, por vários anos, na TV Globo graças à capacidade de improvisação e de entretenimento.

 

Casou-se com dona Florinda Barbosa, viveram juntos por 41 anos e tiveram 3 filhos: José Amélio, Jorge Abelardo e Zé Renato.
Morreu aos 70 anos, no Rio de Janeiro, no dia 30 de junho de 1988, vítima de infarto do miocárdio e insuficiência respiratória. Ele tinha câncer no pulmão.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira.

Últimas notícias
Esportes

Caio Bonfim ganha bronze em prova de triatlo na Espanha

Caio Bonfim manteve a sua rotina de bons resultados visando o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, que tem início nesta sexta-feira, em La Nucia, Alicante, Espanha, e o Mundial de Oregon, de 15 a 24 de julho, nos Estados Unidos.

Baixar arquivo
Esportes

Novorizontino e Sport ficam no 0 a 0 pela Série B

Pela Série B do Campeonato Brasileiro, um jogo: 21h30 tem CRB e Londrina.

Baixar arquivo
Cultura

Semana Nacional de Museus: confira atrações no Centro-Oeste do país

A 20ª Semana Nacional de Museus traz o tema: O Poder dos Museus. Evento é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM.

Baixar arquivo
Geral

Confira como fica o tempo no Brasil nesta quarta-feira (18)

Porto Velho, em Rondônia, tem céu encoberto, com muitas nuvens, passando a claro.

Baixar arquivo
Geral

Sul: confira como fica o tempo na região nesta quarta (18)

Curitiba, no Paraná, tem previsão de céu encoberto, com chuvisco à noite com poucas nuvens.

Baixar arquivo
Esportes

Sudeste: confira como fica o tempo na região nesta quarta (18)

Belo Horizonte, em Minas Gerais, tem céu claro. A temperatura oscilando entre 8 e 20º C.

Baixar arquivo