História Hoje: Há 98 anos nascia o Chacrinha

Publicado em 30/09/2015 - 07:30 Por Apresentação Carmen Lúcia - Brasília (DF)

José Abelardo Barbosa de Medeiros, mais conhecido como Chacrinha, completaria hoje 98 anos. O Grande Guerreiro nasceu em Surubim, Pernambuco, no dia 30 de setembro de 1917.

 

Ele é considerado o maior comunicador do rádio e da televisão brasileira. Começou a carreira no rádio, no final dos anos 30. Em 1956, estreou na televisão com um programa de auditório, alegre, diferente e inovador que conquistou o gosto popular.

 

Irreverente e sempre vestido de forma extravagante, com roupas de paetês coloridos, usava uma buzina pendurada ao pescoço, que utilizava quando o calouro cometia algum deslize. Sons de animais e panelas eram usados no programa onde também atirava bacalhau à plateia e oferecia abacaxi como prêmio aos cantores.

 

Chacrinha é considerado responsável pela popularização da televisão como meio de comunicação de massa. Autor de inesquecíveis frases, como: "Na televisão, nada se cria, tudo se copia”, "Quem não se comunica se trumbica" e "Eu vim para confundir, não para explicar"; e das perguntas: "Vocês querem bacalhau?" e"Vai para o trono ou não vai?", misturava em seu trabalho descontração, alegria e ironia. O grito de guerra "terezinha" não era homenagem a nenhuma Tereza, surgiu em substituição ao antigo patrocínio de água sanitária Clarinha que possuía uma sonoridade parecida.

 

Passou pelas TVs Tupi, Rio e Bandeirantes, com os programas Discoteca do Chacrinha, Buzina do Chacrinha e Cassino do Chacrinha, sempre acompanhado das famosas chacretes, as dançarinas profissionais de palco que animavam o programa.
Grandes nomes da Música Popular Brasileira foram revelados pelos programas de auditório do Chacrinha.
Foi líder de audiência nas tardes de sábado, por vários anos, na TV Globo graças à capacidade de improvisação e de entretenimento.

 

Casou-se com dona Florinda Barbosa, viveram juntos por 41 anos e tiveram 3 filhos: José Amélio, Jorge Abelardo e Zé Renato.
Morreu aos 70 anos, no Rio de Janeiro, no dia 30 de junho de 1988, vítima de infarto do miocárdio e insuficiência respiratória. Ele tinha câncer no pulmão.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira.

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo