ONU estima três idosos a cada dez habitantes do Brasil em 2050

Publicado em 30/09/2015 - 22:49 Por Victor Ribeiro - Brasília (DF)

A cada segundo, duas pessoas comemoram 60 anos de idade. Cerca de 900 milhões de idosos estão espalhados pelo mundo atualmente, sendo 26 milhões no Brasil. E a população está envelhecendo rapidamente.

 

A ONU estima que, em 2050 mais de 2 bilhões de pessoas terão 60 anos ou mais. A cada dez pessoas, duas serão idosas. No Brasil, a proporção será ainda maior: três idosos em cada grupo de dez pessoas.

 

Primeiro de outubro é o Dia Internacional do Idoso. A data foi instituída pelas Nações Unidas, em 1999. O assessor do Fundo de População da ONU no Brasil, Vinícius Monteiro, destaca que o envelhecimento é positivo e deve ser acompanhando de garantia de direitos.

 

O Estatuto do Idoso, instituído há doze anos, determina que é obrigação da família, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, os direitos à vida, à saúde, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho e ao respeito. Para o aposentado Salviano da Conceição, de 72 anos, o problema é garantir esses direitos.

 

Algumas vezes é mais fácil encontrar a felicidade na convivência com outros idosos. É o que acontece em grupos, como o Coral dos Cinquentões, na Universidade de Brasília. Como conta o regente do coral, Sérgio Kolodziey, de 60 anos.

 

O regente estima que entre mil e 1.500 pessoas já passaram pelo coral, criado há 16 anos, para mostrar que, depois dos 60 anos, ainda existe muita vida pela frente. Para quem duvida, o Coral dos Cinquentões embarca nesta sexta-feira (2) para representar Brasília no Encontro Internacional de Coros em Camboriú, Santa Catarina.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo