Campanha alerta para perigos da obesidade na infância

Publicado em 11/10/2015 - 06:43 Por Cátia Rodrigues - Brasília

Está programada para este domingo - Dia Mundial da Obesidade - uma campanha pelo país para divulgar informações e orientações sobre prevenção da doença.

 

A iniciativa - chamada "Mudar para Viver Mais e Melhor" - é uma realização da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, com apoio da Abeso - Associação Brasileira para Estudo da Obesidade.

 

O público-alvo é a população infantil. Não por acaso. Quinze por cento das crianças brasileiras -- com idade entre 5 e 9 anos -- são obesas, segundo os últimos dados da Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE.

 

O estudo revela também que quase 60% dos brasileiros estão acima do peso. A endocrinologista Cintia Cercato, presidente da Abeso, alerta para os perigos da incidência do excesso de peso na infância.

 

A médica destaca alguns dos fatores que podem levar a obesidade infantil.

 

Na capital paulista, a campanha para prevenir a obesidade vai acontecer no Parque Villa-Lobos, na zona oeste da cidade, das 9 da manhã até as 3 horas da tarde.

 

Durante todo o evento, será realizada aferição de peso, altura e cintura, com cálculo do IMC -- Índice de Massa Corporal -- para diagnóstico nutricional.

 

Após o diagnóstico, as pessoas vão receber folhetos com informações sobre a doença. As crianças vão ganhar ainda bexigas, bolas ou bambolês para incentivá-las a fazer atividade física.

Últimas notícias
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo