Governador do Rio nega ocorrência de racionamento de água

Publicado em 22/10/2015 - 16:12 Por Dylan Araújo - Rio de Janeiro

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, negou que o estado esteja enfrentando um racionamento, mesmo com a falta de água que atingiu parte do estado nos últimos dias.  A declaração ocorreu durante o lançamento do Pacto pela Água, nesta quinta-feira, no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na zona sul do Rio.

 

O governador também afirmou que pretende avançar com a proposta de construção de uma barragem no Rio Guapiaçu, mesmo com a polêmica que envolve ambientalistas e agricultores locais, que terão de ser removidos.

 

 Para o governador, a barragem do Guapiaçu, é necessária para evitar problemas no abastecimento de água das cidades de Itaboraí, São Gonçalo e Niterói, na região metropolitana do estado.


 

Desde o início do mês, moradores de São Gonçalo, Niterói e Itaboraí sofrem com interrupções do abastecimento de água. No entanto, o Secretário Estadual do Meio Ambiente, André Corrêa,  chamou a redução da oferta de água de manobras de contingência.
 

Anunciar a redução da oferta de água foi exatamente o que fez a CEDAE, Companhia Estadual de Águas e Esgotos, na semana passada. A companhia afirmou que a falta de chuvas baixou o nível dos rios Guapiaçu e Macaco, que alimentam o sistema Imunana-Laranjal, que fornece água para cerca 2 milhões de pessoas.

 

Por isso a companhia diminuiu a produção de água no sistema e reduziu a oferta de água para população de São Gonçalo, Niterói e Itaboraí.

Últimas notícias
Internacional

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo
Saúde

Novos casos de Varíola dos Macacos foram confirmados no Rio de Janeiro

Com isso subiu para treze o número de notificações oficiais, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Internacional

Terremoto de magnitude 6,0 deixa pelo menos cinco mortos no Irã

O Irã está localizado à beira de várias placas tectônicas e é atravessado por falhas. O que faz o país ter uma alta atividade sísmica.

Baixar arquivo