Viva Maria: Pesquisadora explica como indígenas ajudam a preservar sementes do país

Publicado em 29/10/2015 - 08:28 Por Apresentação Mara Régia - Palmas (TO)

Viva Maria de hoje (29) vai se ocupar de um tema que é crucial para a soberania do povo brasileiro e também para a reafirmação dos territórios indígenas. Falo das sementes, que ontem foram alvo de uma roda de conversa com mediação da pesquisadora Terezinha Dias, da Embrapa Recursos Genéticos - Cenargem.

 

Na oportunidade, ela relembrou a lenda que fez com que os Krahôs do Tocantins, em 1994, se dirigissem ao Cenargem em Brasília em busca de sua Semente Estrela.

 

Terezinha conta ao Viva Maria essa história que é parte da identidade do povo Krahô. Ela também comenta as implicações da aprovação da PEC 215 na preservação dos recursos genéticos brasileiros. Nesta quarta-feira, um protesto dos indígenas contra a Proposta de Emenda à Constituição chegou a suspender os jogos. 

 

A PEC 215 altera as regras para a demarcação de terras indígenas, de remanescentes de comunidades quilombolas e de reservas. Pelo projeto aprovado em comissão especial da Câmara, o Congresso Nacional passa a dar a palavra final sobre o tema. O texto proíbe ainda a ampliação de terras indígenas já demarcadas e prevê a indenização de proprietários inseridos nas áreas demarcadas, ainda que em faixa de fronteira.

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira.

Últimas notícias
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo