Campanha estimula combate a ofensas virtuais contra negros

Publicado em 09/11/2015 - 21:05 Por Nanna Pôssa - Brasília

Uma campanha contra o racismo que espalha em outdoors ofensas publicadas em redes sociais chegou nesta segunda-feira (9) ao Rio de Janeiro. A ação promovida pela ONG Criola tem como objetivo combater o racismo na internet. A campanha foi motivada, inicialmente, pelos ataques direcionados à jornalista Maria Julia Coutinho, a Maju, na página do Jornal Nacional.

 

A ONG identificou as cidades dos autores destas e de outras mensagens de ódio e criou junto com uma agência de publicidade peças usando as frases preconceituosas. Para a fundadora da Criola, Jurema Werneck, é preciso alertar que o racismo na internet é crime.

 

A integrante do coletivo Meninas Black Power, Jaciana Melquiades, já sofreu injúrias raciais na internet. Ela acredita que a exposição dos comentários promove a conscientização de que são atitudes racistas.

 

A professora da Uerj e pesquisadora de Mídia e Etnia, Rosangela Malachias, afirma que este tipo de ação promove uma reflexão social.

 

As primeiras cidades a receber os outdoors foram Americana, em São Paulo, Feira de Santana na Bahia, Recife em Pernambuco e Vila Velha no Espírito Santo. Agora a ação se estende a capital do Rio de Janeiro e Porto Alegre no Rio Grande do Sul.

Últimas notícias
Esportes

Brasileiro fica com o bronze em prova de atletismo na Espanha

O corredor brasileiro Mikael de Jesus correu a prova de 400m com barreiras no Meeting Ibero-americano na cidade de Huelva, na Espanha. 

Baixar arquivo
Segurança

Estudantes de medicina são suspeitos de fraude para conseguir bolsas

Investigados mentiam condição financeira para acessar políticas destinadas a pessoas de baixa renda, segundo Polícia Federal. Acusados também receberam Auxílio Emergencial sem ter direito.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: "Drácula", de Bram Stoker, era publicado há 125 anos

Conde Drácula foi inspirado no príncipe romeno Vlad III. O nobre sustentava o título de Dracul, o Filho do Dragão. Ele se tornou muito conhecido por utilizar métodos cruéis contra seus inimigos como mutilações, decapitações e empalamentos. Não poupava nem mulheres, nem crianças.

Baixar arquivo
Esportes

Fortaleza vence no Chile e segue para oitavas de final da Libertadores

Já o Atlético-MG perdeu no Mineirão, para o Tolima, da Colômbia, mas já estava classificado.

Baixar arquivo
Esportes

Bruno Fratus ganha ouro em prova de natação na Espanha

João Gomes Jr. e Gabrielle Roncatto ficaram com a prata nos 50 metros peito e 400 metros livre.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ampliação do perfil pode reduzir tempo de espera para adoção

O processo de adoção pode levar muito tempo, mas também ser bem rápido. Tudo vai depender do perfil de filho que pais e mães adotivos buscam.

Baixar arquivo