Comissão aponta medidas para combater violência em Anapu

Publicado em 03/12/2015 - 20:37 Por Maira Heinen - Brasília

Como integrante da comissão que ouviu fazendeiros e camponeses em Anapu, no Pará, o Ministério Público Federal acredita que a região é palco de graves violações dos direitos humanos devido a conflitos agrários.

 

O MPF, a Ouvidoria Agrária Nacional e outros órgãos que compõem a Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo, participaram até essa quarta-feira (3) de reuniões em busca de soluções para os crescentes números de violência na região.

 

Após as audiências, ficaram definidas rondas policiais semanais para garantir a segurança dos moradores. Mas, segundo a procuradora do MPF no Pará, Cynthia Pessoa, os conflitos estão acirrados pela falta de regularização fundiária.

 

Sonora: “Além do acompanhamento policial, tem que haver uma regularização fundiária para combater a causa do problema que é o conflito agrário”.

 

Na mesma linha, o ouvidor agrário nacional, Gercino José da Silva Filho, reforçou a regularização fundiária como solução para os conflitos. Ele adiantou que algumas áreas na região de Anapu já têm prioridade nos processos de reforma agrária do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

 

Sonora: “É necessário acelerar a regularização fundiária, e o ministro do MDA, reconhecendo essa necessidade, criou agora um grupo de trabalho e vai dar prioridade na regularização principalmente daquelas áreas emblemáticas e isso sem dúvida vai contribuir para diminuir os conflitos agrários e a violência no campo na região de Anapu”.

 

Entre julho e outubro deste ano, sete pessoas foram executadas na região. Segundo a Comissão Pastoral da Terra, há ainda uma lista com 30 nomes de pessoas marcadas para morrer.

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo