Governo libera verba para cidade paraense afetada por chuvas

Publicado em 31/12/2015 - 13:55 Por Gilberto Costa - Brasília

O Ministério da Integração Nacional liberou R$ 4,1 milhões para a execução de obras de recuperação de danos causados por deslizamento ocorrido em Rondon do Pará, no sudeste do estado.

 

A liberação ocorre quase um ano após o deslizamento provocado por fortes chuvas na cidade, e dez meses depois da Secretaria Nacional de Defesa Civil ter reconhecido o estado de emergência decretado pela prefeitura do município.

 

As chuvas em janeiro de 2015 causaram erosão em diversas ruas da cidade de cerca de 50 mil habitantes.

 

Em uma das ruas, 40 famílias ficaram isoladas; e em outra, três casas foram condenadas pela Defesa Civil.

 

Houve também danos no asfalto. As chuvas abriram, por exemplo, um buraco de 25 metros de largura e 15 metros de profundidade.

 

O dinheiro liberado e empenhado pode ser gasto pela prefeitura de Rondon do Pará em um prazo de um ano.

 

O município deverá prestar contas em um prazo de 30 dias após a vigência da portaria do Ministério da Integração que liberou os recursos.

 

A previsão do tempo para os primeiros dias de 2016 na cidade é de ocorrência de chuva, com temperaturas que oscilam entre 22 e 34°

 

Destaques EBC


Agência Brasil

TV Brasil

Boa Sorte

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo