Mais de 40% das mulheres temem violência na universidade

Publicado em 03/12/2015 - 18:00 Por Cátia Rodrigues - São Paulo

O medo de sofrer algum tipo de violência, da desqualificação intelectual ao assédio sexual, nas universidades faz parte do cotidiano de 42% das mulheres estudantes no país. E 36% delas já deixaram de fazer alguma atividade nos locais onde estudam por causa desse temor.

 

É o que mostra a pesquisa inédita "Violência contra a mulher no ambiente universitário", divulgada nesta quinta-feira na capital paulista. A iniciativa é uma realização do Instituto Avon em parceria com o instituto de pesquisa Data Popular.

 

O levantamento foi dividido em duas etapas: uma fase quantitativa, realizada online, com 1.823 estudantes (60% mulheres e 40% homens) de todo o país, e uma qualitativa, com grupos de discussão, envolvendo participantes de ambos os sexos. Foram entrevistados universitários que cursam graduação e pós-graduação em instituições públicas e privadas, entre os meses de setembro e outubro.

 

Da parte dos estudantes homens, o estudo revela que eles ainda não reconhecem alguns comportamentos como formas de violência. Exemplo disso é que 27% deles não consideram violência abusar da garota se ela estiver alcoolizada e 31% deles não consideram violência repassar fotos ou vídeos das colegas sem autorização delas.

Últimas notícias
Geral

Holanda detecta 61 casos de Covid entre passageiros da África do Sul

Dois voos provenientes da África do Sul desembarcaram na Holanda com 61 passageiros contaminados pelo coronavírus. A suspeita é que eles estejam com a nova cepa, denominada Ômicron e com provável origem no país africano.

Baixar arquivo
Economia

Dieese: cerca de 83 milhões de brasileiros aguardam o pagamento do 13º

O mês de novembro está chegando ao fim e, com ele, a expectativa do trabalhador com carteira assinada de receber a primeira parcela do 13º salário. Isso por que o prazo de pagamento das empresas se encerra na próxima terça-feira, dia 30 de novembro. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil fechará fronteiras aéreas para seis países da África

Para conter a nova variante do coronavírus, o Brasil anunciou o fechamento das fronteiras aéreas com seis países da África. A informação foi confirmada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Baixar arquivo
Esportes

Flamengo e Palmeiras decidem a Copa Libertadores da América

A Rádio Nacional transmite Flamengo e Palmeiras para todo território brasileiro a partir das 17h. 

Baixar arquivo
Saúde

Boletim revela queda nos indicadores de transmissão da covid-19

O Observatório Covid-19 da Fiocruz indica também redução do número de casos registrados e de óbitos no país. Ainda assim, especialistas defendem medidas de prevenção, como a exigência de vacinação para entrada no Brasil, o uso de passaporte de vacinas em locais públicos e a testagem de viajantes no país.

Baixar arquivo
Saúde

Nova variante da Covid chega a Bélgica e preocupa Europa

De acordo com o Ministério da Saúde belga, trata-se de alguém que veio do exterior não vacinado e que testou positivo no dia 22 de novembro

Baixar arquivo