Os Jogos Olímpicos são uma competição entre atletas em eventos individuais ou coletivos, e não uma competição entre países. O quadro de medalhas por países, por exemplo, não é um dado oficial do Comitê Olímpico Internacional (COI) e sim das Federações Esportivas Internacionais, historiadores e imprensa em geral.
A missão do Comitê Olímpico Internacional é promover o olimpismo pelo mundo e liderar o Movimento Olímpico. Isso inclui apoiar a ética no desporto, encorajar a participação esportiva, assegurar a realização dos Jogos Olímpicos de acordo com a agenda determinada, liderar a luta contra o doping, se opor a abusos políticos e comerciais sobre os atletas, promover um bom legado para as cidades-sede dos Jogos, proteger o Movimento Olímpico, além de apoiar o desenvolvimento do esporte.
A Carta Olímpica destaca: a prática do desporto é um direito humano. Cada indivíduo deve ter a possibilidade de praticar desporto, sem discriminação de qualquer tipo e no espírito olímpico, que exige a compreensão mútua com um espírito de amizade, solidariedade e fair play. Qualquer forma de discriminação com relação a um país ou uma pessoa, em razão de raça, religião, política, sexo ou de outro modo, é incompatível com os pertencentes ao Movimento Olímpico.
Faltam 213 dias para a solenidade de abertura dos Jogos Olímpicos e 246 dias para o início dos Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro.
A Caminho dos Jogos: programete com informações, curiosidades e a contagem regressiva para os Jogos Olímpicos Rio 2016. É produzido pela Diretoria de Jornalismo (Dijor) da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e veiculado diariamente pelas Rádios Nacional e MEC e pela Radioagência Nacional.