Detran de RR devolve dinheiro gasto com chip de rastreamento
Publicado em 13/01/2016 - 13:05 Por Michelle Moreira - Brasília
Desde o final do ano passado, os motoristas de Roraima que pagaram pela instalação do chip eletrônico de rastreamento veicular podem solicitar o ressarcimento do valor com juros e correção monetária junto ao Detran no estado.
O dispositivo faz parte do Siniav, o Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos.
O diretor do Detran, Luís Eduardo Castilho, explica que a implantação dos chips estava parada desde 2014 por causa de uma determinação judicial que questionava o custo extra a ser pago pelo motorista.
Castilho destaca que Roraima foi escolhida para dar início ao projeto do Siniav porque tem a menor frota do País. Cerca de 190 mil veículos circulam pelas vias do estado.
Ele explica que o órgão espera uma determinação do Denatran, o Departamento Nacional de Trânsito, para solucionar a questão.
Já o analista do Denatran, Gustavo Silveira, esclarece que estão sendo debatidas alternativas para que o motorista não arque com a implantação do equipamento.
O analista diz, ainda, que está sendo elaborado um cronograma para a instalação do chip por unidade da federação, mas sem data prevista para divulgação.
Ele acrescentou que cabe aos estados colocarem em prática a melhor estratégia para que o condutor não seja prejudicado.
A ideia do chip é permitir o monitoramento eletrônico do transporte em todo o Brasil. Antenas espalhadas pelas cidades enviam informações para as centrais de processamento. Dessa forma será possível saber, por exemplo, se o carro é clonado ou se o condutor pagou o IPVA.
Em Roraima, pouco mais de 6 mil motoristas têm direito à devolução dos valores corrigidos, totalizando mais de R$ 600 mil. Cada motorista pagou R$ 95,67 para a instalação do chip.
Para solicitar o ressarcimento, basta acessar o site do Departamento de Trânsito e preencher um formulário.
Com o documento em mãos, os interessados devem se dirigir ao Detran com cópias da Carteira de Identidade, CPF e do comprovante da taxa paga, além dos dados bancários.
O horário de atendimento é das 14h às 17h. Os valores são devolvidos em até 30 dias.