Detran de RR devolve dinheiro gasto com chip de rastreamento

Publicado em 13/01/2016 - 13:05 Por Michelle Moreira - Brasília

Desde o final do ano passado, os motoristas de Roraima que pagaram pela instalação do chip eletrônico de rastreamento veicular podem solicitar o ressarcimento do valor com juros e correção monetária junto ao Detran no estado.


O dispositivo faz parte do Siniav, o Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos.


O diretor do Detran, Luís Eduardo Castilho, explica que a implantação dos chips estava parada desde 2014 por causa de uma determinação judicial que questionava o custo extra a ser pago pelo motorista.


Castilho destaca que Roraima foi escolhida para dar início ao projeto do Siniav porque tem a menor frota do País. Cerca de 190 mil veículos circulam pelas vias do estado.


Ele explica que o órgão espera uma determinação do Denatran, o Departamento Nacional de Trânsito, para solucionar a questão.


Já o analista do Denatran, Gustavo Silveira, esclarece que estão sendo debatidas alternativas para que o motorista não arque com a implantação do equipamento.


O analista diz, ainda, que está sendo elaborado um cronograma para a instalação do chip por unidade da federação, mas sem data prevista para divulgação.


Ele acrescentou que cabe aos estados colocarem em prática a melhor estratégia para que o condutor não seja prejudicado.


A ideia do chip é permitir o monitoramento eletrônico do transporte em todo o Brasil. Antenas espalhadas pelas cidades enviam informações para as centrais de processamento. Dessa forma será possível saber, por exemplo, se o carro é clonado ou se o condutor pagou o IPVA.


Em Roraima, pouco mais de 6 mil motoristas têm direito à devolução dos valores corrigidos, totalizando mais de R$ 600 mil. Cada motorista pagou R$ 95,67 para a instalação do chip.


Para solicitar o ressarcimento, basta acessar o site do Departamento de Trânsito e preencher um formulário.


Com o documento em mãos, os interessados devem se dirigir ao Detran com cópias da Carteira de Identidade, CPF e do comprovante da taxa paga, além dos dados bancários.


O horário de atendimento é das 14h às 17h. Os valores são devolvidos em até 30 dias.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo