Funcionários protestam contra privatização do setor elétrico

Publicado em 12/01/2016 - 16:05 Por Danyele Soares - Brasília

Cerca de 350 funcionários de distribuidoras de energia elétrica se reuniram em frente ao Palácio do Planalto para protestar contra a privatização de companhias. O ato foi acompanhado pela Polícia Militar e concentrou trabalhadores de estados como Goiás, Amazonas e Piauí.

 

A Eletrobrás – Centrais Elétricas Brasileiras - estuda vender o controle acionário das empresas elétricas de Alagoas, Acre, Piauí, Rondônia, Roraima, Goiás e Amazonas. E o processo de desestatização da CELG – Companhia Energética de Goiás – já está definido.

 

Para Vagner Vilela Junior, representante dos funcionários da CELG, a privatização é contrária ao interesse público.

 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Amazonas, Edinei Martins, explica que os manifestantes defendem um projeto que prevê a criação de uma holding com as distribuidoras do setor elétrico, que é uma companhia que controla outras empresas menores.

 

De acordo com os sindicalistas, os trabalhadores fazem um novo ato contra as privatizações no próximo dia 27.

 

Os manifestantes foram recebidos por representantes do governo, mas até o fechamento desta reportagem não obtivemos retorno do Palácio do Planalto sobre o que foi tratado na reunião.

Últimas notícias
Saúde

Doação de leite humano só atende metade da demanda no Brasil

Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta quinta-feira (19), é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno. 

Baixar arquivo
Política

Presidente da República almoça com embaixadores de 18 países no Rio

Como exemplo de situações de instabilidade mundial, que demonstram a segurança oferecida pelo Brasil, Jair Bolsonaro citou os riscos de desabastecimento que vários países vêm passando.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro: crimes contra a vida têm queda de 17%

Os dados são relativos aos primeiros quatro meses de 2022 na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 1.025 vítimas, o menor número desde 1991.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: número de testes positivos em farmácias cresce 54% em maio

Dos 210 mil testes realizados na primeira quinzena do mês, quase 50 mil comprovaram a infecção pelo coronavírus. Já em abril, foram 262 mil no total e cerca de 32 mil confirmaram a presença do Sars-Cov-2.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU diz que subiu 500% o total de pessoas com fome no mundo desde 2016

Os níveis de fome ao redor do mundo atingiram uma nova alta, segundo o secretário-geral das Nações Unidas. António Guterres fez declarações na quarta-feira, durante uma reunião ministerial sobre segurança alimentar, em Nova Iorque. 

Baixar arquivo
Política

Lei que torna permanente o Auxílio Brasil é publicada pelo governo

A medida que estabelece um piso do benefício de R$400 de forma permanente foi sancionada, nessa quarta-feira, pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

Baixar arquivo