Médicos estudam relação entre Guillain-Barré e Zika

Publicado em 17/02/2016 - 19:55 Por Nanna Pôssa - Rio de Janeiro

A síndrome de Guillan-Barré é uma doença autoimune que pode ser desencadeada por vírus ou bactérias e que causa a inflamação do sistema nervoso, podendo paralisar os músculos.

 

De acordo com o coordenador de Pesquisa e Pós-graduação em Neurologia da UFF, Osvaldo Nascimento, há mais de 20 casos no Rio relacionados ao Zika vírus.

 

O chefe do Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ, Amílcar Tanuri, afirma que normalmente um novo vírus já causa o aumento do número de casos de Guillan-Barré, mas no caso do Zika é preciso estudar também se o vírus pode causar outras lesões cerebrais.

 

Outro pesquisador do Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ, Rodrigo Brindeiro, diz que é preciso separar a síndrome de Guillain-Barré da Encefalomielite, que é o nome genérico de uma inflamação do cérebro ou da medula.

 

O neurologista da UFF, Osvaldo Nascimento, confirma que alguns pacientes do Hospital Universitário Antônio Pedro tiveram sintomas não usuais.

 

Os casos de Guillain-Barré costumam atingir de uma a quatro a cada 100 mil pessoas. O médico explica que a síndrome começa após uma infecção, como a do Zika, e se manifesta por dormência e fraqueza das pernas, que vai subindo, até chegar à cabeça. Existem dez variantes da Guillain-Barré. De acordo com ele, de 75% a 80% dos pacientes evoluem muito bem.

Últimas notícias
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

Morro da Capelinha terá 150 mil fiéis para acompanhar via-sacra no DF

A programação começa nesta quinta-feira com a encenação da Última Ceia . Na sexta, a Paixão de Cristo começa às 14h. 

Baixar arquivo