Médicos estudam relação entre Guillain-Barré e Zika

Publicado em 17/02/2016 - 19:55 Por Nanna Pôssa - Rio de Janeiro

A síndrome de Guillan-Barré é uma doença autoimune que pode ser desencadeada por vírus ou bactérias e que causa a inflamação do sistema nervoso, podendo paralisar os músculos.

 

De acordo com o coordenador de Pesquisa e Pós-graduação em Neurologia da UFF, Osvaldo Nascimento, há mais de 20 casos no Rio relacionados ao Zika vírus.

 

O chefe do Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ, Amílcar Tanuri, afirma que normalmente um novo vírus já causa o aumento do número de casos de Guillan-Barré, mas no caso do Zika é preciso estudar também se o vírus pode causar outras lesões cerebrais.

 

Outro pesquisador do Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ, Rodrigo Brindeiro, diz que é preciso separar a síndrome de Guillain-Barré da Encefalomielite, que é o nome genérico de uma inflamação do cérebro ou da medula.

 

O neurologista da UFF, Osvaldo Nascimento, confirma que alguns pacientes do Hospital Universitário Antônio Pedro tiveram sintomas não usuais.

 

Os casos de Guillain-Barré costumam atingir de uma a quatro a cada 100 mil pessoas. O médico explica que a síndrome começa após uma infecção, como a do Zika, e se manifesta por dormência e fraqueza das pernas, que vai subindo, até chegar à cabeça. Existem dez variantes da Guillain-Barré. De acordo com ele, de 75% a 80% dos pacientes evoluem muito bem.

Últimas notícias
Cultura

Escola de samba Portela se torna patrimônio imaterial e cultural

A maior campeã da história do Carnaval carioca, com 22 títulos, a Portela se tornou patrimônio imaterial e cultural do estado do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

Surto de gripe no RJ lota unidades de pronto atendimento

Para especialistas, a baixa cobertura vacinal contra a gripe, nos dois anos de pandemia de coronavírus, fez com que a doença ganhasse espaço. Agora, com a circulação do vírus da gripe, o que se vê são pessoas relatando sinais de febre e dor no corpo.

Baixar arquivo
Saúde

Governo vai passar a exigir quarentena para viajantes não vacinados

De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, após o período de quarentena definido, os viajantes deverão apresentar um teste do tipo PCR negativo.

Baixar arquivo
Economia

Empregadores devem quitar parcelas suspensas do FGTS até hoje

Devem ser pagas todas as parcelas em aberto e, para evitar o acréscimo de encargos e multa, a Caixa alerta que a quitação deve ser feita dentro do prazo. A falta do recolhimento impede o empregador de emitir o Certificado de Regularidade do FGTS.

Baixar arquivo
Economia

Cepal aponta recuperação do comércio na América Latina e Caribe no ano

Essa recuperação, no entanto, não será igual em todos os países da América Latina e do Caribe, por causa das incertezas provocadas pela pandemia do novo coronavírus.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Governo assina contratos de concessão do 5G

Além de deixar a velocidade da internet cerca de 100 vezes mais rápida em comparação ao 4G, a tecnologia é capaz de integrar pessoas e objetos - a chamada tecnologia das coisas.

Baixar arquivo