Acabou nesta semana o período de defeso no Amazonas

Publicado em 18/03/2016 - 12:12 Por Kátia Franco - Tabatinga (AM)

O período de proibição da pesca de peixes como o surubim e mapará terminou nessa semana, no Amazonas. A informação é do Sindicato dos Pescadores de Tabatinga.


O presidente da entidade, Valmir Barbosa, explica que o defeso estabelecido pelo governo federal também acabou.


Ele destaca que o sindicato e outras entidades recorreram da portaria do Ministério da Pesca que suspende o período de defeso de algumas espécies, como a sardinha e o pacu, que ainda estão em período de reprodução.


Valmir lembrou que a captura do pirarucu continua o ano todo e a do tambaqui até 31 de março. A captura dessas espécies só é permitida aos pescadores autorizados pelo Ibama.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo