Maranhão é estado com mais casos de zika na Amazônia Legal

Publicado em 10/03/2016 - 15:39 Por Graziele Bezerra - Brasília (DF)

Os estados da Amazônia Legal registraram 581 notificações de microcefalia entre 2015 e 2016. Em todo o país, são mais de quatro mil suspeitas. O Ministério da Saúde estuda a relação dessas ocorrências com a infecção pelo Zika vírus.

 

O Maranhão é o estado com o maior número de suspeitas na região. São 201 no acumulado de 2015 a 2016, com 143 sob investigação e 32 casos confirmados.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde do estado, dos casos em investigação, 54 mães tiveram sintomas do Zika vírus em algum período da gestação.

 

Pará, Rondônia e Mato Grosso também têm casos confirmados de microcefalia associada ao Zika.

 

O Amapá é o único da região sem notificações da malformação.

 

A partir dessa quarta-feira (9) o Ministério da Saúde passou a adotar novos parâmetros para medir o perímetro cefálico e identificar casos suspeitos da malformação.

 

Para menino, a medida será igual ou inferior a 31,9 cm e, para menina, igual ou inferior a 31,5 cm.

 

As alterações, segundo a pasta, estão de acordo com a recomendação anunciada recentemente pela Organização Mundial de Saúde, e têm como objetivo padronizar as referências para todos os países. As medidas serão aplicadas em bebês nascidos com 37 ou mais semanas de gestação.

 

Quando o surto de microcefalia começou, em outubro do ano passado, o Ministério da Saúde adotou a medida de 33 cm para o perímetro cefálico. Em dezembro de 2015, após o andamento das primeiras investigações, o padrão foi reduzido para 32 cm.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Meio Ambiente

Senadores sobrevoam regiões afetadas por incêndios em Mato Grosso

A diligência nos municípios Poconé e Porto Cerrado incluem ainda uma visita ao espaço de recolhimento dos animais atingidos pelas chamas. Essa é a primeira atividade da comissão, instalada nessa semana.

Baixar arquivo
Geral

Praias voltam a ficar cheias no RJ, mas carros na orla são rebocados

A permanência na areia das praias e lagoas continua proibida em todo o estado. Na capital, também está proibido, aos sábados, domingos e feriados, o estacionamento de veículos particulares em toda a orla. Só podem estacionar os donos de carros que morem na região.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: país manifesta interesse em aderir a grupo global por vacina

O programa vai captar recursos para impulsionar o desenvolvimento de vacinas contra o novo coronavírus. O objetivo é também garantir o acesso aos medicamentos de forma ampla e fácil, evitando disputas por patentes ou conflitos econômicos que prejudiquem a chegada da vacina às populações.

Baixar arquivo
Segurança

Flordelis será obrigada a usar tornozeleira eletrônica

A deputada é acusada de ser a mandante do assassinato do marido e pastor Anderson do Carmo, em junho do ano passado, na casa deles, em Niterói.

Baixar arquivo
Cultura

Três editais para o setor cultural estão com inscrições abertas no RJ

As inscrições podem ser feitas na página da Funarj, na internet. Já para o Lab Curta, as inscrições devem ser feitas pelo site labcurta.com

Baixar arquivo
Cultura

Três editais para o setor cultural estão com inscrições abertas no RJ

Três editais estão abertos para pessoas ligadas ao setor cultural. O exame de seleção é da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro, a Funarj.

Baixar arquivo