Rondônia ganha nova área na divisa com Mato Grosso

Publicado em 10/03/2016 - 11:24 Por Graziele Bezerra - Brasília

O mapa de Rondônia vai ganhar uns quilômetros quadrados a mais. Segundo a tecnologista do IBGE Míriam Barbuda, uma antiga interpretação da cartografia local acabou deixando para o Mato Grosso um pedaço de terra que deveria ser rondoniense.

 

Sonora: "É uma área que obviamente está computada hoje para Mato Grosso, mas com base nos trabalhos, nos estudos que foram feitos desde 2013, nós agora vamos promover um ajuste nessa divisa estadual, nessa linha divisória entre Mato Grosso e Rondônia."

 

Ainda de acordo com Míriam, a tecnologia utilizada em 1944, quando o Estado de Rondônia foi criado, provocou esse equívoco na interpretação.

 

Sonora: "No caso esse território é da década de 44, 1944, você não tinha nem mapeamento de referência com a precisão que você tem hoje. Então você tinha mapeamentos que eram bons, mas estavam adequados à tecnologia disponível à época. E hoje a gente tem tecnologias com uma atualização e uma possibilidade muito maior de interpretação e análise técnica."

 

A nova delimitação terá uma extensão aproximada de 58 quilômetros, entre os municípios de Vilhena, em Rondônia; e Comodoro, no Mato Grosso.

 

Em Vilhena, o morador Ronildo do Nascimento comemora esses quilômetros a mais.

 

Sonora: "Com certeza vai aumentar os impostos para cá, porque o recolhimento de imposto será aqui para cidade de Vilhena e eu acho que é benéfico para cidade de Vilhena."

 

A região que vai sofrer a nova demarcação é hoje ocupada por produtores rurais. Muitos já são atendidos por Vilhena. Ronildo acredita que agora os moradores do município vão poder cobrar por mais serviços.

 

Sonora: "O povo vai reivindicar um posto de saúde, a questão de linha de ônibus, a questão de uma escola. Com a proximidade, eles têm que se deslocar para cá, porque é mais próximo aqui, mas aí a população não é boba. Agora eles começam a cobrar o município aqui, porque, ao invés de se deslocar, eles vão querer algo mais próximo lá."

 

O IBGE ainda não calculou quantos quilômetros serão computados para Rondônia, mas os novos marcos devem começar a valer a partir do ano que vem.

 

Um levantamento do instituto aponta que existem cerca de 38 áreas no Brasil com conflitos de delimitação.

Últimas notícias
Geral

Corpos encontrados em barco no Pará são temporariamente sepultados

Cerimônia laica foi promovida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Organização Internacional para as Migrações e a Agência da ONU para Refugiados, além das instituições que participaram do resgate. O procedimento permite que eles possam ser sepultados em outro local.

Baixar arquivo
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo