logo Radioagência Nacional
Geral

Uso de agrotóxico no Amazonas está acima do recomendado

Baixar
Bianca Paiva
11/03/2016 - 09:52
Manaus (AM)

Um estudo desenvolvido no curso de especialização em Saúde Ambiental da Fiocruz Amazônia constatou que pelo menos 27 dos 62 municípios do Amazonas estão vulneráveis ao uso de agrotóxicos.


Os dados analisam um período de 71 anos, de 1942 a 2013, e foram fornecidos principalmente pela Junta Comercial do Estado, que informou quais empresas têm a autorização para comercialização do produto no Amazonas.


Segundo o pesquisador Marcílio Sandro de Medeiros, houve um crescimento mais intenso na venda de agrotóxicos a partir da década de 90, quando um aumento da migração relacionado ao polo industrial de Manaus demandou mais produtos alimentícios e agropecuários.


De acordo com Medeiros, um estudo da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), concluiu que a quantidade e a frequência de aplicação dos agrotóxicos estão acima do recomendado. No caso das produções de menor escala, a situação de vulnerabilidade é a maior.


O uso indiscriminado de agrotóxicos pode trazer sérios problemas à saúde dos agricultores. Um outro estudo coordenado pelo pesquisador identificou, em 2012, uma alta incidência de doenças respiratórias no estado de Roraima que podem estar relacionadas ao contato com esses produtos.


O pesquisador Marcílio Sandro de Medeiros informou que os resultados desses estudos vão fortalecer as ações do Fórum de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, lançado no mês passado pelo Ministério Público do Estado do Amazonas.

x