Estudo confirma potencial de bactéria em reduzir transmissão do Zika

Publicado em 04/05/2016 - 19:36 Por Nanna Pôssa - Rio de Janeiro

Pesquisa inédita confirma que bactéria Wolbachia reduz a transmissão do Zika vírus através do mosquito Aedes aegypti. O artigo publicado nesta quarta-feira é o primeiro estudo científico do mundo que comprova que a bactéria usada para tentar reduzir a propagação da dengue também tem eficacia contra o Zika vírus.

 

Desde 2014, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) testa os chamados "mosquitos do bem" como um meio natural de controle da dengue.

 

O pesquisador Luciano Moreira, líder do projeto "Eliminar a Dengue: Desafio Brasil" diz que a nova experiência de laboratório mostrou que os mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia não têm capacidade para transmitir o Zika.

 

O uso de mosquitos com a bactéria Wolbachia criados em laboratório para o controle de doenças é testado em duas localidades do Rio de Janeiro: na Ilha do Governador, zona norte da capital, e em Jurujuba, bairro de Niterói. O projeto aguarda mais financiamento para poder expandir o projeto para áreas maiores.

 

 

Os pesquisadores defendem que é uma alternativa natural, segura e autossustentável para o combate da dengue, zika e chicungunya.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo