Ex-governador de Roraima é preso por desvio de verbas públicas

Publicado em 24/05/2016 - 19:54 Por Renata Martins - Brasília (DF)

O ex-governador de Roraima Neudo Campos está preso. Ele se entregou na madrugada desta terça-feira no Comando de Policiamento da Capital, em Boa Vista. No início da manhã, ele foi conduzido para sede da Polícia Federal no estado, onde está detido.

 

Campos é marido da atual governadora Suely Campos. Ele foi condenado por envolvimento no esquema de desvio de verbas públicas conhecido como "escândalo dos gafanhotos". O ex-governador estava foragido desde a última quinta-feira, quando o Tribunal Regional Federal da primeira região revogou a liminar o mantinha em liberdade.

 

A Polícia Federal também prendeu nesta terça-feira a Secretária Adjunta de Relações Internacionais do Estado de Roraima. Na segunda-feira, dois policiais militares também foram presos. Os três servidores são acusados de tentar dar fuga ao ex-governador.

 

Segundo a Polícia Federal, os investigados usaram aparato estatal para proteger o marido da governadora. Eles tentavam remover Neudo Campos, de Boa Vista, Roraima para a Venezuela. A investigação continua para apurar a participação de outros servidores públicos e políticos no crime de favorecimento pessoal, associação criminosa e corrupção passiva.

 

A investigação corre em primeira instância da Justiça Federal e é acompanhada desde o início pelo  Ministério Público Federal. O procurador da República Carlos Guarilha explica os possíveis desdobramentos, caso haja confirmação da participação da governadora.

 

De acordo com informações da PF, a presa foi encaminhada à cadeia pública feminina. Os dois policiais militares, que tiveram a prisão em flagrante convertida em prisão preventiva, sem prazo, estão custodiados no Comando de Policiamento da capital.

 

Para a equipe da Rádio Universitária de Rariama, o advogado de Neudo Campos, Frederico Leite, afirmou que só vai se manifestar após os primeiros procedimentos na sede da Polícia Federal em Roraima. Segundo a Polícia Federal, Neudo Campos deve ser ouvido nessa quarta-feira.

 

A reportagem não conseguiu contato com a defesa dos outros acusados. Até a fechamento dessa matéria, a assessoria da governadora Suely Campos não se pronunciou.

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo