Hospital universitário do Rio vai reativar 100 leitos

Publicado em 19/05/2016 - 20:18 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O diretor do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Edmar José Alves dos Santos, garantiu que em no máximo nos meses vai reativar mais cem leitos da unidades chegando assim a 355.

 

O aumento das atividades será possível por causa de uma liminar que determinou que o governo do Estado do Rio de Janeiro repasse mensalmente  R$ 7 milhões ao hospital.

 

Com capacidade para 512 leitos, o hospital atualmente só disponibiliza 255, por causa da crise financeira que já provocou o atraso no pagamento de fornecedores e residentes. Mas santos ressaltou que a solução definitiva para unidade passa por um aumento da verba destinada a ela no orçamento do estado.

 

Nesta terça-feira  foi realizada a primeira visita da comissão de representação da Assembleia Legislativa, criada para acompanhar os problemas no hospital. O  presidente da comissão  deputado Zaqueu Teixeira afirmou que vai encaminhar a proposta de aumento do orçamento do Pedro Ernesto.

 

Mesmo com problemas, a unidade ligada à Universidade Estadual do Rio de Janeiro continua sendo uma referência em intervenções de alta complexidade como cirurgias cardíacas e neurológicas. Usuários como Marleuza Rodrigues de Oliveira esperam que a crise seja superada.

 

Durante a visita da comissão,  servidores do hospital fizeram um protesto e denunciaram uma suposta tentativa de sucatear a unidade para deixá-la vulnerável a privatização ou terceirização dos serviços. O diretor do hospital refutou a hipótese.

 

Atualmente o hospital pedro ernesto é administrado diretamente pelo estado e conta com cerca de 3.800 servidores públicos, além de 1.200 alunos de graduação e de pós graduação. Mesmo com a crise, em 2015, a unidade realizou cerca de 450 mil consultas e cinco mil cirurgias.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Justiça

Justiça de SP concede prisão domiciliar ao médico Roger Abdelmassih

Na decisão, a juíza Sueli Zoraik concedeu o benefício considerando a idade elevada, de 76 anos, e quadro clínico bastante debilitado.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio faz adaptações para acelerar vacinação contra covid

O calendário divulgado pela secretaria municipal de Saúde inclui agora duas faixas etárias dos grupos prioritários por dia de vacinação, sendo uma de manhã e outra a tarde. Anteriormente, somente uma idade era contemplada por dia.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Com tecnologia 100 vezes mais veloz, 5G vai ampliar automação

O avanço tecnológico torna muito difícil prever o futuro das telecomunicações, mas o próximo passo a gente já sabe qual será: a telefonia móvel de quinta geração, o 5G.

Baixar arquivo
Justiça

Medidas restritivas voltam a valer no Rio de Janeiro

O presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargador Henrique de Andrade Figueira, suspendeu a liminar que havia sido dada por uma juíza, invalidando as restrições.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

UFMG seleciona voluntários para vacina contra o HIV

A Universidade Federal de Minas Gerais recruta voluntários para teste da vacina anti-HIV. Os detalhes com Verônica Pimenta da Rádio Inconfidência. 

Baixar arquivo
Geral

Radioagência Nacional volta a operar após problemas técnicos

A Radioagência Nacional ficou fora do ar desde o início da manhã de hoje (6) por problemas técnicos. Pedimos desculpas e informamos que, a partir de agora, seguimos normalmente com o nosso noticiário.