PF investiga contratos da Odebrecht com construtora paulista

Publicado em 20/05/2016 - 17:51 Por Jéssica Gonçalves - Brasília

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira a Operação Janus. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, duas conduções coercitivas e cinco intimações na cidade de Santos, em São Paulo.


A operação é um desdobramento da investigação que apura se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva praticou tráfico internacional de influência em favor da Construtora Odebrecht. O Ministério Público Federal não divulgou o nome dos envolvidos – duas pessoas físicas e duas empresas porque, segundo o órgão, a investigação é sigilosa.


Apesar de o ex-presidente Lula ter sido mencionado no inquérito, ele não está entre os alvos desta fase.


De acordo com as investigações, que começaram em 2011, a Odebrecht teria pago propina em troca de facilidades para conseguir empréstimos junto ao BNDES. A construtora teria celebrado contratos, entre 2012 e 2015, com uma empresa de construção civil de pequeno porte sediada em Santos para a realização de obras na Angola.


Segundo a Polícia Federal, só pelos serviços nas obras de reforma do complexo hidrelétrico de Cambambe, no país angolano, a empresa recebeu três e meio milhão de reais.


A obra recebeu do BNDES financiamento que totalizava mais de 460 milhões de reais.


A PF investiga agora a prática dos crimes de tráfico de influência e lavagem de dinheiro.


A Operação Janus recebeu esse nome em referência a um deus romano, que tem duas faces e olha ao mesmo tempo para o passado e para o futuro. De acordo com a corporação, o objetivo é mostrar como deve ser realizado o trabalho policial.

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo