O Ministério da Saúde confirmou, nessa quarta-feira (15), 30 novos casos de microcefalia em bebês de todo o país. Destes, nove são em estados da Amazônia Legal.
Em relação ao último balanço, divulgado em 4 junho, o Maranhão apresentou quatro novos casos; o Amazonas, dois; Roraima, também dois e o Tocantins, um novo caso.
Ao todo foram registrados 193 casos de microcefalia em bebês na região desde outubro do ano passado. Em todo o país são 1.581 confirmações.
O Acre segue como única unidade da federação a não registrar nenhum caso. Mas, 21 notificações no estado ainda estão sob investigação.
Além dessas, a região da Amazônia Legal tem outras 277 notificações em análise, a maioria no Mato Grosso.
O Ministério da Saúde acredita que houve infecção pelo Zika na maior parte das mães que tiveram bebês com diagnóstico final de microcefalia.
Por esta razão, a pasta orienta as gestantes que adotem medidas que possam reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti, como a eliminação de criadouros, o uso de calça, além de camisa de manga comprida. A orientão, também, é utilizar repelentes permitidos para gestantes.