Portais de acesso às imediações da Arena Fonte Nova e segurança reforçada às delegações e torcidas participantes serão algumas das medidas aplicadas durante os Jogos Olímpicos, em Salvador, que ocorrem entre os dias 4 e 13 de agosto.
Além da segurança por terra, sobretudo nas áreas próximas à Arena Fonte Nova, um raio de 7 quilômetros será monitorado, no espaço aéreo, tendo o estádio como centro.
Todo o esquema de segurança da capital baiana será uma integração entre as forças de segurança e inteligência federais, estaduais e municipais.
De acordo com o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, o contexto dos Jogos Olímpicos trazem preocupações diferentes daquelas na Copa do Mundo, em 2014. Isso porque a onda de ataques terroristas em outros países assusta as autoridades, sobretudo onde estarão franceses e alemães, cujos países têm sido os principais alvos de atentados.
Em atuação junto com as demais forças estará a Polícia Federal, que vai atuar em frentes de inteligência e na segurança nas imigrações; dos chefes de Estado e equipes de pronta intervenção.
O superintendente da Polícia Federal na Bahia, Daniel Madruga, explica que, com a nova legislação antiterrorismo, a atribuição é do órgão que coordena.
Ele ainda conta que investigações estão sendo feitas, com o cruzamento de dados da Interpol, a Organização Internacional de Polícia Criminal.
Durante os Jogos Olímpicos em Salvador, as Forças Armadas terão disponíveis mais de 1.400 militares, atuando nos espaços aéreo, terrestre e na costa marítima da capital.
Além disso, cerca de 3,5 mil agentes de outras forças também vão atuar, pela Secretaria de Segurança Pública.
Durante os dias de partidas de futebol em Salvador, todos os torcedores e trabalhadores que circularem pelas imediações da Arena Fonte Nova serão vistoriados e devem apresentar ingressos ou credenciais para acesso ao estádio.
Os percursos das seleções, entre hotel e locais de treino e jogo, serão definidos momentos antes dos deslocamentos, por questões de segurança das equipes, que serão acompanhadas por helicópteros e batedores.