Garimpo contamina com mercúrio Rio Guaporé em cidade do MT

Publicado em 17/07/2016 - 16:30 Por Maíra Heinen - Brasília

As águas do Rio Guaporé, que abastecem a cidade de Pontes e Lacerda no Mato Grosso, estão com alto nível de mercúrio. O valor está 157,5% acima do limite ambiental permitido pelo Conama, o Conselho Nacional de Meio Ambiente.


A análise da água foi feita pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará, após denúncia da Companhia de Água da Cidade (CAB), ao Ministério Público do Mato Grosso. Segundo a companhia, garimpeiros estavam utilizando mercúrio nas proximidades da captação de água.


A Secretaria de Meio Ambiente do estado (Sema) ainda está avaliando os impactos ambientais, mas o coordenador de Monitoramento da Qualidade de Ambiental da Sema, Sérgio Batista Figueiredo, afirma que a água que chega nas casas de Pontes e Lacerda não está contaminada.


De acordo com Sérgio Figueiredo, o próprio sistema de tratamento consegue fazer a retenção das partículas de mercúrio na água que segue para as casas. Ele frisou, entretanto, que é preciso ter cautela ao avaliar a possibilidade de fazer a limpeza do rio.


O garimpo na Serra do Caldeirão, no município de Pontes e Lacerda, teve início em 2015 e atraiu cerca de 5 mil pessoas, em uma corrida por pepitas de ouro. O local foi interditado pela Polícia Federal após escavações inadequadas, retirada da vegetação e o uso indevido de mercúrio.


Em novembro do ano passado, fiscais da Sema estiveram no local e aplicaram multas de mais de R$  3 milhões em duas propriedades rurais onde estavam instalados os garimpos ilegais.


O mercúrio é um metal pesado e pode causar danos no sistema nervoso central, inclusive levar à morte.

Últimas notícias
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo