Garimpo contamina com mercúrio Rio Guaporé em cidade do MT

Publicado em 17/07/2016 - 16:30 Por Maíra Heinen - Brasília

As águas do Rio Guaporé, que abastecem a cidade de Pontes e Lacerda no Mato Grosso, estão com alto nível de mercúrio. O valor está 157,5% acima do limite ambiental permitido pelo Conama, o Conselho Nacional de Meio Ambiente.


A análise da água foi feita pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará, após denúncia da Companhia de Água da Cidade (CAB), ao Ministério Público do Mato Grosso. Segundo a companhia, garimpeiros estavam utilizando mercúrio nas proximidades da captação de água.


A Secretaria de Meio Ambiente do estado (Sema) ainda está avaliando os impactos ambientais, mas o coordenador de Monitoramento da Qualidade de Ambiental da Sema, Sérgio Batista Figueiredo, afirma que a água que chega nas casas de Pontes e Lacerda não está contaminada.


De acordo com Sérgio Figueiredo, o próprio sistema de tratamento consegue fazer a retenção das partículas de mercúrio na água que segue para as casas. Ele frisou, entretanto, que é preciso ter cautela ao avaliar a possibilidade de fazer a limpeza do rio.


O garimpo na Serra do Caldeirão, no município de Pontes e Lacerda, teve início em 2015 e atraiu cerca de 5 mil pessoas, em uma corrida por pepitas de ouro. O local foi interditado pela Polícia Federal após escavações inadequadas, retirada da vegetação e o uso indevido de mercúrio.


Em novembro do ano passado, fiscais da Sema estiveram no local e aplicaram multas de mais de R$  3 milhões em duas propriedades rurais onde estavam instalados os garimpos ilegais.


O mercúrio é um metal pesado e pode causar danos no sistema nervoso central, inclusive levar à morte.

Últimas notícias
Esportes

Ana Marcela Cunha vai integrar Comitê de Atletas da Fina

Ela é a única representante do Brasil na categoria Águas abertas. O mandato será de 2022 a 2026. A eleição é bastante significativa por ter representantes dos seis continentes.

Baixar arquivo
Geral

Estudo aponta que vulnerabilidade ambiental eleva surto de zoonoses

A pesquisa aponta que apenas oito estados brasileiros têm baixo risco para surto de doenças transmitidas por animais.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro confirma sexto caso de varíola dos macacos

Este sexto caso foi confirmado na noite dessa quarta-feira (29) pela Secretaria de Estado de Saúde. Ao todo, 31 casos suspeitos da doença já foram notificados no estado. Oito seguem em investigação e 17 foram descartados.

Baixar arquivo
Geral

Conclusão do inquérito sobre morte de Genivaldo é adiado para julho

Genivaldo morreu durante uma abordagem de policiais rodoviários federais realizada em 25 de maio, na BR-101, município de Umbaúba, localizado no sul do estado. 

Baixar arquivo
Esportes

História Hoje: pentacampeonato da seleção brasileira completa 20 anos

A Copa do Mundo de 2002 foi a primeira a ser realizada na Ásia e teve duas sedes: Japão e Coreia do Sul. A campanha classificatória do Brasil para aquele ano foi considerada a pior de sua história. 

Baixar arquivo
Política

Senado pode votar PEC que amplia programas sociais em ano eleitoral

O senador Fernando Bezerra Coelho leu ontem o relatório no plenário do Senado

Baixar arquivo