Planos de saúde farão exames para detectar Zika a partir desta quarta

Publicado em 05/07/2016 - 09:09 Por Jéssica Gonçalves - Brasília

A partir desta quarta-feira (6), os planos de saúde vão ser obrigados a cobrir três exames para detectar o vírus Zika: o PCR, indicado para a detecção do vírus nos primeiros dias da doença; o teste sorológico IgM, que identifica anticorpos na corrente sanguínea e o IgG, para verificar se a pessoa teve contato com o Zika em algum momento da vida.


Terão direito aos exames as grávidas, bebês filhos de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus, e os recém-nascidos com malformação congênita com suspeitas de infecção pelo Zika.


De acordo com a ANS, a Agência Nacional de Saúde Suplementar, a escolha desses grupos levou em conta o risco de os bebês nascerem com microcefalia por causa da infecção da grávida pelo vírus durante a gestação.


A microcefalia é uma malformação irreversível que pode comprometer o desenvolvimento da criança.


Normalmente, a ANS revê o rol de procedimentos obrigatórios a serem cobertos pelos planos de saúde a cada dois anos.


A última revisão começou a valer em janeiro deste ano. Mas, segundo a agência reguladora, no caso do exame de diagnóstico do vírus Zika, a incorporação dos testes laboratoriais ocorreu de forma urgente, por se tratar de uma emergência em saúde pública decretada pela OMS, a Organização Mundial da Saúde.


Os planos de saúde tiveram um prazo de 30 dias para se adequarem à nova regra.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo