Seca se antecipa no TO e umidade deve ficar em torno de 14%

Publicado em 08/07/2016 - 12:34 Por Thâmara Cruvinel, da Rádio 96 FM de Palmas - Palmas

Com o período de seca e os constantes focos de incêndio no Tocantins, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que as condições climáticas são favoráveis para baixas umidades relativas do ar, podendo chegar a menos de 30%.


De acordo com o meteorologista da Fundação Universidade do Tocantins José Luís Cabral existe uma grande massa de ar quente e seca cobrindo a região central do país. A massa de ar é responsável pelo aumento da temperatura, acima do espera, bem como os registro de umidade do ar.


Segundo ele, é preocupante verificar que nesta época do ano, a temperatura no estado supere os 30 graus Celsius (ºC) e a umidade relativa do ar fique abaixo de 20%. A expectativa é que, já em julho, a umidade do ar, no estado, fique em torno de 14%.


Para o gerente da Central de Monitoramento da Defesa Civil, major Cássio de Souza, os tocantinenses precisam estar atentos aos longos períodos de exposição ao sol, como também às doenças respiratórias e desidratação.


O major explicou que as baixas umidades registradas nos municípios tocantinenses eram esperadas somente para o mês de agosto. “Nós antecipamos [a seca], então temos que ter mais cuidados agora”, afirmou.


Os registros obedecem uma escala, explicou o major da Defesa Civil. Quando a umidade do ar oscila entre 30% e 20%, é considerado estado de atenção. De 20% a 12% é emitido o estado de alerta e abaixo de 12% já é considerado estado de emergência.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo