Os Jogos Olímpicos Rio 2016 serão abertos, oficialmente, nesta sexta-feira (5). A cerimônia acontece às 20h, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Ao todo, 465 atletas vão representar o Brasil na Olimpíada. Catorze atletas da Amazônia estão na delegação brasileira. O número representa apenas 3% do time Brasil.
A representação de atletas da Amazômia Legal é pequena se comparada com os 13% da população que moram nos nove estados da região, e menor que a delegação de 19 representantes brasileiros que nasceram fora do país.
O Tocantins está sem representante nos Jogos. Roraima, Acre, Rondônia e Amapá tem um atleta cada. Pará, Mato Grosso e Amazonas, dois. Quatro atletas maranhenses estão na Olimpíada. Entre eles, a jogadora de basquete Iziane Castro. A atleta mandou uma mensagem para torcida.
A Seleção de Basquete feminina faz seu primeiro jogo neste sábado (6) contra a Austrália.
Para quem quer acompanhar os atletas da Amazônia, precisa ficar de olho em dez modalidades, além de Iziane no basquete. Joelma e José Carlos, o Codó, competem no atletismo. Julião Neto, no boxe. No ciclismo de estrada, Clemilda Fernandes.
Já Ana Paula Belo faz parte da forte equipe brasileira de handebol. Na natação, tem Daynara de Paula e Luiz Altamir Melo. Lucianne Barroncas está no time de polo aquático. Ian Matos, nos saltos ornamentais. Venilton Teixeira tenta medalha no taekwondo.
O goleiro Weverton, o volante Thiago Maia e a zagueira Bruna Benites tentam o inédito ouro olímpico no futebol.