Cientistas analisam presença de micro-organismos em metrôs na Rio 2016

Publicado em 25/08/2016 - 10:56 Por Karol Assunção - Rio de Janeiro

Enquanto milhares de pessoas utilizavam o metrô para ir aos locais de competição da Olimpíada Rio 2016, um grupo de cientistas aproveitava o transporte público para coletar amostras de micro-organismos.


A ação faz parte do projeto Olimpioma, que quer analisar a diversidade de organismos como bactérias, fungos e vírus nas estações de metrô do Rio de Janeiro, como explica o pesquisador em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), coordenador do projeto no estado, Milton Moraes.


Os pesquisadores querem saber, por exemplo, se há um aumento da diversidade de bactérias, fungos e vírus; se vão encontrar novos micro-organismos e se esses micro-organismos vão permanecer no Rio de Janeiro.


Antes e durante a Olimpíada, os pesquisadores foram às estações de metrô mais movimentadas do Rio para coletar o material em bancos, corrimãos e terminais de autoatendimento. A pesquisa ainda deve ocorrer durante e após a Paralimpíada e se estender até o fim do ano.


O material é enviado ao laboratório para analisar e identificar as espécies presentes. Moraes acredita que a identificação desses organismos pode servir para ações futuras de vigilância em saúde.


O projeto é desenvolvido pelo MetaSub, que reúne pesquisadores para coletar material em várias partes do mundo.

Últimas notícias
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo