Jogadoras mineiras esperam mais apoio ao futebol feminino com Olimpíada

Publicado em 12/08/2016 - 15:07 Por Léo Rodrigues, da Agência Brasil - Belo Horizonte

A seleção brasileira de futebol feminino enfrenta a Austrália às 22h desta sexta-feira (12), em partida válida pelas quartas de final das Olimpíadas de 2016.

 

A partida ocorre no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. Atletas que atuam no América, o único time profissional de futebol feminino da capital mineira e do estado de Minas Gerais, estarão no estádio.

 

A atacante Kamila Chaves, que possui passagens pela seleção brasileira sub-17 e foi artilheira da Taça BH deste ano com 22 gols, fica na expectativa de que a visibilidade das Olimpíadas possa trazer mais reconhecimento e apoio à modalidade.

 

O América-MG montou seu time de futebol feminino profissional no início deste ano. É o primeiro da história de Minas Gerais. Cruzeiro e Atlético já tiveram equipes amadoras no passado, mas foram extintas.

 

A estruturação de equipes femininas profissionais é uma exigência do Profut, programa aprovado pelo governo federal no ano passado que estabelece requisitos para que os clubes do país parcelem suas dívidas com o estado.

 

No entanto, as iniciativas ainda são isoladas. Corinthians, Flamengo, Santos e Santa Cruz estão entre os times da Série A que já se adaptaram. O técnico do América-MG, Victor Alberice, defende a necessidade de se estabelecer um modelo contratual que permita a essas meninas viver do futebol.

 

A falta de apoio é sentida na pele por quem ainda dá os primeiros passos no sonho de se tornar uma jogadora. Giovana Scarpelli, de 17 anos, está em fase de testes no América-MG. Ela pratica esporte desde criança.

 

Por três anos, integrou as categorias de base do time de vôlei do Minas Tênis Clube. Futebol, jogava apenas por hobby com amigas, o que não era uma prática regular. Foi somente quando ela fez um intercâmbio escolar nos Estados Unidos que ganhou a oportunidade de desenvolver o esporte que mais lhe dá prazer.

 

Motivada pela experiência no estrangeiro, Giovanna resolveu desbravar novos caminhos no seu retorno ao Brasil e espera agarrar a chance no América-MG. As dificuldades encontradas em sua trajetória é geralmente a regra.

 

A maioria dos times não tem equipe de base. As meninas que ainda não têm idade para integrar o time principal acabam ficando sem opções. Enquanto isso, em países como os Estados Unidos,  Austrália,  Suécia e a Noruega, as jovens são descobertas na escola, participam de competições e vivem um processo de desenvolvimento que não existe no Brasil.

 

As que se destacam são absorvidas pelos times das universidades, que também oferecem bolsas de estudo às jogadoras. Mesmo quem já alcançou o ápice, também cobra melhorias.

 

A lateral da seleção Tamires lembrou durante o preparatório realizado no mês passado que mesmo o Brasil tendo ganhado duas pratas nas Olimpíadas de 2004 e 2008, a modalidade segue enfrentando problemas antigos.

 

Hoje Tamires atua em uma equipe da Dinamarca, em uma estrutura que deixa para trás muitos clubes masculinos do Brasil. Mesmo morando longe, ela se sentirá em casa no Mineirão.

 

Natural de Caeté, município da região metropolitana de Belo Horizonte, ela contará com o apoio de uma batalhão de familiares na torcida. Também viverá a experiência de jogar no estádio onde outras vezes esteve como torcedora do Atlético, o seu clube do coração.

 

Com um balanço parcial de 34 mil ingressos vendidos até a noite dessa quinta-feira (11), o bom público será outro fator que deverá fazer com que a noite seja memorável para ela.

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo