Jogos indígenas chegam à praia de Copacabana

Publicado em 25/08/2016 - 17:27 Por Karol Assunção - Rio de Janeiro

A arena montada na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, se encheu de cores e cânticos indígenas. Durante a manhã desta quinta-feira (25), povos Pataxó, da Bahia; Gavião, do Pará; e Bakari, do Mato Grosso, apresentaram modalidades como arco e flecha, cabo de guerra, corrida de tora e corrida com maraká.


A ideia foi aproveitar o período entre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos para dar visibilidade aos esportes dos povos tradicionais, como explica o coordenador técnico dos Jogos Pataxó, Karkaju Pataxó. Já a vice-presidente do Comitê Intertribal, Maria Helena Azumezuhero, diz que a cultura indígena precisa ser mais respeitada.


O Brasil sediou, no ano passado, os primeiros Jogos Mundiais Indígenas, no Tocantins. Durante 13 dias, cerca de 2,3 mil atletas indígenas de 20 países participaram das competições esportivas e trocaram experiências culturais. No próximo ano, os Jogos serão no Canadá.


A programação da arena, promovida pelo Ministério do Esporte, segue até esta sexta-feira (26), com ações de visibilidade a programas do governo federal.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Escolas particulares do DF retomam aulas presenciais durante pandemia

Insegurança. É a sensação que muitos pais têm com a retomada das aulas presenciais durante a pandemia da covid-19. Na próxima segunda-feira (21), no Distrito Federal, as instituições particulares já poderão receber estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I até o quinto ano. Mas os pais estão receiosos com a contaminação pelo coronavírus

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Independiente Del Valle vence Flamengo de goleada

O retorno do Flamengo à Libertadores da América não foi nada bom. O Independiente Del Valle não tomou conhecimento do atual campeão e massacrou o Rubro-negro com uma vitória por 5 a 0, no Estádio Casa Blanca, em Quito. O time equatoriano chegou a 9 pontos e é líder isolado do Grupo A. O Flamengo permanece com 6 pontos, na segunda posição.
 

Baixar arquivo
Esportes

Botafogo vence Vasco e tem vantagem no jogo de volta da Copa do Brasil

O Botafogo saiu na frente no duelo com o Vasco pela quarta fase da Copa do Brasil. Em uma partida com poucas chances de gol, no Estádio Nilton Santos, o Alvinegro aproveitou melhor as oportunidades e venceu por 1 a 0, com gol de Babi.

Baixar arquivo
Geral

Semana de Trânsito reforça o papel de cada um para o bem coletivo

A cada 60 minutos, em média, pelo menos cinco pessoas morrem vítimas de acidente de trânsito no Brasil, segundo dados da pesquisa do CFM, o Conselho Federal de Medicina, realizada em 2019.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Queimados, sem comida ou casa: animais do Pantanal sofrem com fogo

Hoje, os bichos estão morrendo queimados ou sufocados. Também não conseguem refúgio ou alimento. Mas esse é só o começo, segundo especialistas: mesmo depois das chuvas, até os peixes vão sofrer com os incêndios florestais.

Baixar arquivo
Saúde

Números da Covid-19 desaceleraram no país na 2ª semana de setembro

No período analisado, o Brasil teve uma queda de 30% em relação à semana anterior. Mesmo assim,  o Brasil é o terceiro em número de casos e o segundo com a maior quantidade de mortes no mundo.

Baixar arquivo