logo Radioagência Nacional
Geral

Mercedes fecha acordo com trabalhadores e suspende demissões

Baixar
Cátia Rodrigues
25/08/2016 - 12:02
São Paulo

Depois da ameaça de demitir mais de dois mil trabalhadores da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), a montadora Mercedes-Benz voltou atrás e fechou um acordo de desligamento voluntário com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista.

 

Como resultado da negociação, a empresa abriu um PDV, Programa de Demissão Voluntária, com valor único de R$ 100 mil para todos os trabalhadores, independentemente de idade e tempo de empresa. A meta é conseguir a adesão de 1,4 mil funcionários ao PDV, até o dia 31 deste mês.

 

A Mercedes-Benz alega que a redução é para combater a ociosidade e, com isso, manter as operações enquanto não ocorre a recuperação do mercado brasileiro. A empresa afirma que tem mais de 2,5 mil funcionários excedentes na unidade.

 

Segundo o sindicato, a empresa começou a enviar telegramas de demissão no dia 15 deste mês. Em protesto contra a ameaça do desemprego, os trabalhadores fizeram mobilizações durante cinco dias. A fábrica de São Bernardo do Campo da Mercedes-Benz tem cerca de 10 mil funcionários.

x