Ricardo Barros pede desculpas por declaração sobre jornada de trabalho

Publicado em 13/08/2016 - 12:57 Por Renata Martins - Brasília

Após dizer que homens trabalham mais que mulheres, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, pediu, nessa sexta-feira, desculpas caso tenha sido mal interpretado.

 

Na quinta-feira, durante lançamento de campanha para sensibilizar os homens no cuidado à saúde, o ministro avaliou que eles procuram menos os serviços de saúde porque trabalham mais que as mulheres e porque são os provedores da maioria das famílias brasileiras.

 

A declaração recebeu críticas e foi contestada até pela filha de Barros, a deputada estadual Maria Victoria Borghetti Barros, do PP do Paraná. Em perfil nas redes sociais, ela postou vídeo em que afirma ter precisado dar um “puxão de orelha” no pai.

 

Por meio de nota Ricardo Barros afirmou que se referia ao número de homens no mercado de trabalho. A comunicação cita dados do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

 

A pesquisa Síntese de Indicadores Sociais aponta que, entre as pessoas maiores de 16 anos, ocupadas na semana de referência, quase 54 milhões são homens, 14 milhões a mais que o número de mulheres.

 

Ele esclareceu que não fez referência à jornada de trabalho, quando, de fato, segundo o ministro, as mulheres exercem uma segunda ou terceira etapa do dia. Ricardo Barros ressaltou que além de trabalhar fora, cuidar das tarefas domésticas e da família, mulheres ainda arrumam tempo para cuidar da saúde.

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo