Ricardo Barros pede desculpas por declaração sobre jornada de trabalho

Publicado em 13/08/2016 - 12:57 Por Renata Martins - Brasília

Após dizer que homens trabalham mais que mulheres, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, pediu, nessa sexta-feira, desculpas caso tenha sido mal interpretado.

 

Na quinta-feira, durante lançamento de campanha para sensibilizar os homens no cuidado à saúde, o ministro avaliou que eles procuram menos os serviços de saúde porque trabalham mais que as mulheres e porque são os provedores da maioria das famílias brasileiras.

 

A declaração recebeu críticas e foi contestada até pela filha de Barros, a deputada estadual Maria Victoria Borghetti Barros, do PP do Paraná. Em perfil nas redes sociais, ela postou vídeo em que afirma ter precisado dar um “puxão de orelha” no pai.

 

Por meio de nota Ricardo Barros afirmou que se referia ao número de homens no mercado de trabalho. A comunicação cita dados do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

 

A pesquisa Síntese de Indicadores Sociais aponta que, entre as pessoas maiores de 16 anos, ocupadas na semana de referência, quase 54 milhões são homens, 14 milhões a mais que o número de mulheres.

 

Ele esclareceu que não fez referência à jornada de trabalho, quando, de fato, segundo o ministro, as mulheres exercem uma segunda ou terceira etapa do dia. Ricardo Barros ressaltou que além de trabalhar fora, cuidar das tarefas domésticas e da família, mulheres ainda arrumam tempo para cuidar da saúde.

Últimas notícias
Geral

Litoral nordestino tem previsão de chuva forte para esta quarta (25)

A área que representa maior risco começa em João Pessoa, segue por Recife e vai até o sul de Alagoas. Nessas regiões, a chuva pode ultrapassar 100 milímetros no acumulado do dia.

Baixar arquivo
Geral

Número de mortos em operação policial no Rio sobe para 25

Subiu para 25 o número de mortos em consequência da operação policial realizada nesta terça-feira na Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

Linha Amarela recebe blitz educativa com agentes da Operação Lei Seca

A ação, que ocorre no Rio de Janeiro, faz parte da campanha Maio Amarelo.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: homo e bissexuais são ao menos 1,9% da população brasileira

Quase 3 milhões de pessoas responderam pertencer a um desses dois quesitos em pesquisa inédita sobre orientação sexual. O número de cidadãos que preferiu não responder é maior: 3,6 milhões. Segundo pesquisadora, há possibilidade de subnotoficação.

Baixar arquivo
Economia

INSS paga segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas

Inicialmente, recebem a segunda cota do 13º aqueles que ganham um salário mínimo. Os que ganham acima disso recebem a partir do dia 1º até 7 de junho.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei de praia: oito duplas brasileiras estarão em etapa de Roma

Duda/Ana Patrícia, Bárbara Seixas/Carol Solberg, Rebeca/ Talita e Tatiana/Hegê, no feminino. No masculino, André Stein/George, Renato/Vitor, Alison/Guto e Bruno Schmidt/Saymon.

Baixar arquivo