Viva Maria: Cobertura da mídia sobre as atletas na Olimpíada reforçou sexismo, revela estudo

Publicado em 26/08/2016 - 04:00 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Hoje, mulheres de todos os cantos estão unidas, a uma só voz, na luta contra a violência que, infelizmente, ainda é uma triste realidade na vida de grande parte das mulheres do mundo.

 

Vinte e seis de agosto é o Dia Internacional da Igualdade feminina. A data foi instituída para conscientizar a população mundial sobre todas as formas de discriminação sofridas pelas mulheres.

 

Na certeza de que a violência física é apenas a face mais visível entranhada na cultura da violência contra a mulher porque deixa marcas, Viva Maria gostaria de falar, especificamente, da marca deixada pela cobertura comercial dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

 

A jornalista Débora Prado da Agência de Notícias Patricia Galvão fez uma análise sobre o comportamento da mídia na Olimpíada do Rio e seu olhar enviesado sobre as nossas atletas.
Seja muito bem-vinda!

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo