Viva Maria: Jornalista destaca importância de organização defensora do direito à comunicação

Publicado em 24/08/2016 - 04:00 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Viva Maria hoje começa lembrando o bordão que consagrou o sucesso daquele que até hoje é considerado o maior comunicador do Brasil.

 

Teresiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinha, uuuuuuuuuuu!

 

Grande Abelardo Barbosa! Reconhecido em verso, prosa e na música do super-homem da canção, Gilberto Gil, como “velho palhaço”, que soube, como ninguém, dominar as câmeras e comandá-las com o seu dedo indicador em riste: dizendo “Roda, roda, roda e avisa – um minuto pro comercial, alô, alô Teresinha, é um barato a Discoteca do Chacrinha”.

 

“Quem vai ganhar o troféu abacaxi?” E assim seguia carreira com seus bordões e frases antológicas. “Eu vim para confundir e não para explicar”, dizia ele.

 

Particularmente, tive o privilégio de participar de seu programa na televisão e anos mais tarde, pela Rádio Nacional, também estivemos dividindo os microfones em entrevistas memoráveis.

 

Agora, mesmo que você aí não tenha a genialidade do “homem da buzina”, jamais se esqueça de que quem não se comunica se trumbica e que comunicação é um direito e como tal deve ser exercido por todo o nosso povo.

 

Infelizmente, apesar de consagrado na Constituição de 1988, o direito à comunicação em nosso país não é para todas e todos . Não por acaso, quando da realização da I Conferência Nacional de Comunicação em dezembro de 2010, lançou-se a ideia de criar uma frente de defesa do direito à comunicação e à liberdade de expressão. 

 

Daí nasceu a Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular (Frentecom), sob a coordenação da Deputada Luiza Erundina que, ontem à tarde, em cerimônia realizada no Salão Nobre da Câmara dos Deputados passou o comando da Frentecom para o Deputado Jean Willis.

 

Na oportunidade, a jornalista Bia Barbosa, que integra o coletivo Mulher e Mídia e também o Intervozes, que é uma organização que trabalha pela efetivação do direito humano à comunicação no Brasil, falou sobre a transição.

 

Bia também comemorou duas vitórias na luta pela democratização da comunicação e da importância da empresa pública Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo