Viva Maria: Rede resgata ações em comunicação pelo direito das mulheres latino-americanas

Publicado em 01/08/2016 - 13:55 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Agosto chegou e que venham as medalhas das Olimpíadas no Brasil. Viva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

 

Viva Maria aproveita o clima para compartilhar também suas vitórias. Quem acompanha a trajetória desse programa, por certo, sabe que a data de criação do Viva Maria em 14 de setembro de 1981, desde 1990, entrou para o calendário de luta das mulheres latino-americanas pelo seu pioneirismo e resistência. 

 

1990 foi o ano em que Viva Maria teve seu curso interrompido pela reforma administrativa do então presidente Fernando Collor de Mello, Coincidentemente, justo nesse ano, aconteceu o 1º Encontro Feminista Latino-Americano na cidade de San Bernardo, na Argentina.

 

A ideia de transformar o 14 de setembro no Dia Latino-Americano da Imagem das Mulheres nos Meios de Comunicação partiu de dezenas de jornalistas presentes ao Encontró em San Bernardo como um desagravo à interrupção de um programa que tanto havia feito em defesa dos direitos das mulheres em nosso país, especialmente, no período pré-constituinte.

 

Nesse fim de semana, periodistas reunidas em Buenos Aires resolveram resgatar a história do nosso Viva Maria para que o 14 de setembro passasse a ser comemorado com grandes ações em comunicação pelas mulheres que compõem a recém-criada Rede de Periodistas com Visão de Gênero de Las Américas. 


Coube a periodista do Paraguai Vanessa Rodriguez recontar em espanhol a história do nosso Viva Maria.

 

A psicóloga e escritora Rachel Moreno, que integra o coletivo Mulher e Mídia, foi testemunha desse momento histórico e comemorou com muito otimismo não só a criação da rede como a referência do Viva Maria na orientação das atividades do 14 de setembro. 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Saúde

Planos de Saúde: ANS autoriza reajuste mais alto da história, 15,5%

A maioria dos diretores da ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, decidiu que as operadoras de saúde podem reajustar o valor da mensalidade dos planos individuais e familiares em até 15,5%. Foram 4 votos a 1.

Baixar arquivo
Política

Alesp registra recorde em processos por quebra de decoro parlamentar

Os deputados e deputadas da atual legislatura respondem por mais de 97% de todas as representações e denúncias registradas no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do estado.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas que atingem o Nordeste devem se intensificar no fim de semana

A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia que emitiu alerta vermelho para o leste do Nordeste, onde as chuvas podem atingir de 150 a 200 milímetros por dia entre sexta-feira e domingo

Baixar arquivo
Geral

RJ: Polícia Civil agora afirma que foram 23 mortos na Vila Cruzeiro

A Polícia Civil informou que outros três mortos que chegaram ao Instituto Médico Legal eram, na verdade, de outra ocorrência no morro do Juramento, também na zona norte.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo: norte, nordeste e sul estão em alertas para chuvas

No norte, o aviso vale pros estados do Amapá e de Roraima, além do norte do Amazonas e do Pará. No sul é a chegada de uma frente fria que provocar chuva volumosa em grande parte do Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio recebe programa do Unicef para acolher crianças e adolescentes

Depois de São Paulo, Recife e Belém, o programa #AgendaCidadeUNICEF, chegou ao município do Rio de Janeiro. O lançamento aconteceu na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna.

Baixar arquivo