Berço das águas, Cerrado tem apenas 3% do bioma protegidos

Publicado em 10/09/2016 - 09:30 Por Renata Martins - Brasília

Este domingo (11) é o Dia do Cerrado. Considerado o berços das águas do Brasil e com grande diversidade biológica, o Cerrado apresenta as mais altas taxas de desmatamento do país.


Dados do Ministério do Meio Ambiente mostram que apenas 3% do bioma estão protegidos em unidades de conservação. A área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, por exemplo, que chegou a ter até 600 mil hectares, atualmente tem apenas 65 mil hectares.


O governo pretende ampliar a área do parque para 242 mil hectares. No entanto, a decisão foi adiada por pressão dos ruralistas.


O professor da Universidade de Goiás e doutor em ecologia Rafael Loyola comentou a situação do Cerrado no Distrito Federal (DF) e destaca a necessidade de se criar uma consciência ecológica.


Neste sábado (10) e domingo, o projeto “Virada Ecológica” promoverá no Parque da Cidade, no Distrito Federal, atividades culturais, esportivas e lúdicas.

Últimas notícias
Geral

Embrapa : Criado sistema rastreável para o açúcar mascavo

Embrapa desenvolveu em parceria com a Usina Granelli, o primeiro açúcar mascavo com sistema rastreável do Brasil. A novidade deve chegar às lojas e supermercados em julho.

Baixar arquivo
Geral

Lançada a identidade nacional com todas as informações do cidadão

Lançada pelo governo federal, a nova carteira de identidade vai reunir todas as informações do cidadão em um único documento. O modelo vai ser padronizado para todos os estados e o DF, usando o CPF como número de registro nacional.

Baixar arquivo
Economia

Programa Brasil Mais lança modalidades para micro e pequenas empresas

As micro, pequenas e médias empresas de todo o país vão contar com duas novas modalidades de atendimento do Programa Brasil Mais, do Ministério da Economia.

Baixar arquivo
Economia

Empreendedores aprovam nova versão do aplicativo de compras do governo

O aplicativo de compras públicas do governo federal recebeu nova versão em maio deste ano, e desde então mais de 100 mil empreendedores baixaram a ferramenta e se registraram para vender produtos ou serviços ao governo em processos que dispensam licitação.

Baixar arquivo
Cultura

Caprichoso vence o Festival Folclórico de Parintins de 2022

O bumbá venceu o Garantido e levou para o bumbódromo o tema “Amazônia, nossa luta em poesia”. Na arena, o azul e branco celebrou a arte do caboclo parantinense, que no contexto da temática transformou sonhos e lutas em poesia.

Baixar arquivo
Saúde

Rio libera vacina contra a gripe para todas as faixas etárias

A liberação das doses para todas as faixas foi anunciada pela prefeitura, que não seguirá mais o calendário por grupos prioritários.

Baixar arquivo