Inpa resgata botos raros encalhados em rios do Pará e Tocantins

Publicado em 06/09/2016 - 11:19 Por Michelle Moreira - Brasília

Duas operações de resgate realizadas no Pará e no Tocantins conseguiram salvar a vida de 12 botos.  A espécie, identificada em 2014 por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), é exclusiva da Bacia do Tocantins/Araguaia.


O primeiro resgate aconteceu próximo ao município de Floresta do Araguaia (PA). Três botos estavam encalhados no Rio Maria. De acordo com o Inpa, isso teria acontecido devido a seca do rio por causa da escassez de chuvas.


O Inpa não descarta a existência de um sistema clandestino de bombeamento de água do rio.


Entre os animais resgatados estava uma fêmea adulta debilitada e com marcas de tiros. Para retirar os botos do local foi necessário carregar os animais por cerca de 150 metros ao longo do leito seco do rio.


Depois, em um caminhão, os animais seguiram por uma hora e meia em estrada de barro.


O segundo resgato foi feito no Tocantins, no município de Lagoa da Confusão, cerca de 300 quilômetros do primeiro resgate.


A equipe saiu do Pará e precisou de sete horas para chegar ao local. Os nove botos estavam em um trecho do Rio Formoso, onde existem três bombas de captação de água para irrigação de fazendas de agricultura de larga escala.


A redução rápido do nível da água do rio teria feito com que os botos ficassem encalhados. O resgate foi feito após o desligamento, três dias antes, das bombas de irrigação.

Últimas notícias
Saúde

RJ: Casos de dengue aumentam 177% nos cinco primeiros meses deste ano

A capital fluminense concentra a maioria dos registros da doença, mas as regiões Noroeste e Norte apresentam alta transmissão, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Ministério de Minas e Energia diz que estoque de diesel dura 38 dias

Se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional.

Baixar arquivo
Economia

Eletrobras lança oferta de ações em mais um passo para privatização

A Eletrobras apresentou os documentos necessários para realizar a operação, com a qual a estatal espera movimentar mais de R$ 30 bilhões.

Baixar arquivo
Cultura

Começa o São João no Maranhão, a previsão é de 60 dias de festa

Os últimos meses foram de ensaios, muito trabalho nos ateliês dos grupos de Bumba Meu Boi e outras manifestações culturais do Maranhão.

Baixar arquivo
Economia

Pesquisa: mais de 20 milhões de pessoas poderiam trabalhar remotamente

Pesquisa do Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, divulgada nesta sexta-feira, estima que mais de 20 milhões de trabalhadores no Brasil estão em ocupações que poderiam ser realizadas remotamente.

Baixar arquivo
Geral

Brasil já registra 17 mil divórcios em cartórios neste ano

No ano passado, foram concluídas mais de 80 mil separações consensuais. Este é o maior número desde 2007, quando uma lei federal permitiu a formalização do divórcio diretamente em cartórios.

Baixar arquivo