Inpa resgata botos raros encalhados em rios do Pará e Tocantins

Publicado em 06/09/2016 - 11:19 Por Michelle Moreira - Brasília

Duas operações de resgate realizadas no Pará e no Tocantins conseguiram salvar a vida de 12 botos.  A espécie, identificada em 2014 por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), é exclusiva da Bacia do Tocantins/Araguaia.


O primeiro resgate aconteceu próximo ao município de Floresta do Araguaia (PA). Três botos estavam encalhados no Rio Maria. De acordo com o Inpa, isso teria acontecido devido a seca do rio por causa da escassez de chuvas.


O Inpa não descarta a existência de um sistema clandestino de bombeamento de água do rio.


Entre os animais resgatados estava uma fêmea adulta debilitada e com marcas de tiros. Para retirar os botos do local foi necessário carregar os animais por cerca de 150 metros ao longo do leito seco do rio.


Depois, em um caminhão, os animais seguiram por uma hora e meia em estrada de barro.


O segundo resgato foi feito no Tocantins, no município de Lagoa da Confusão, cerca de 300 quilômetros do primeiro resgate.


A equipe saiu do Pará e precisou de sete horas para chegar ao local. Os nove botos estavam em um trecho do Rio Formoso, onde existem três bombas de captação de água para irrigação de fazendas de agricultura de larga escala.


A redução rápido do nível da água do rio teria feito com que os botos ficassem encalhados. O resgate foi feito após o desligamento, três dias antes, das bombas de irrigação.

Últimas notícias
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Demógrafa aponta fatores de alta da população indígena em 30 anos

A Radioagência Nacional lança  neste abril indígena, celebrando os 20 anos do Acampamento Terra Livre, que ocorre em Brasília até o dia 26, o especial Tempo Circular: intelectuais indígenas, uma série de quatro entrevistas com intelectuais e lideranças indígenas.que a

Baixar arquivo
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo