Madre Teresa de Calcutá é canonizada

Publicado em 04/09/2016 - 17:59 Por Renata Martins - Brasília

Madre Teresa de Calcutá foi canonizada na manhã deste domingo (4).

 

A cerimônia, conduzida pelo Papa Francisco, aconteceu diante da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

 

O brasileiro Marcílio Andrin participou da solenidade.

 

A Igreja Católica atribui a um milagre de Madre Teresa a cura de Andrin, que se encontrava em fase terminal por graves problemas cerebrais.

 

 

Ontem, o Papa Francisco usou o Twitter para falar sobre a religiosa: “Imitemos Madre Teresa, que fez das suas obras de misericórdia guia de sua vida e caminho para a santidade”, disse o pontífice.

 

 

Madre Teresa nasceu em 1910, na Albânia. Durante meio século, desenvolveu um trabalho social em Calcutá, na Índia. Foi lá que fundou a Congregação Missionárias da Caridade.

 

Em 1979, a religiosa recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

 

Teresa de Calcutá morreu em 5 de setembro de 1997, aos 87 anos.

 

 

O reconhecimento da atuação da missionária não é unanimidade.

 

Suas posições sobre o controle de natalidade, aborto e contracepção, bem como, as condições em que abrigava os doentes, são criticadas por pesquisadores.

 

 

Últimas notícias
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo