Começam nesta quarta-feira (7) os Jogos Paralímpicos do Rio 2016. A cerimônia de abertura vai ser no estádio do Maracanã a partir das 18h15.
E as competições iniciam na quinta-feira (8) e vão até o dia 18 de setembro.
Atletas de 160 países disputam mais de 500 provas de 23 esportes diferentes. 20 arenas vão sediar os jogos.
A delegação brasileira deste ano é a maior da história dos Jogos Paralímpicos com 286 atletas.
E na noite dessa terça-feira (6), a delegação do país recebeu as boas-vindas na Vila dos Atletas ao som de música brasileira. Um momento de descontração antes das provas.
A atleta Therezinha Guilhermina é cega e costuma correr sempre com roupas coloridas e cabelo pintado. Ela tem três ouros, uma prata e dois bronzes em outras Paralimpíadas e é a atual recordista mundial nos 100 e 400 metros livres no atletismo. Therezinha espera comemorar novas vitórias.
O brasileiro Yohansson Nascimento, também do atletismo, já ganhou um ouro, duas pratas e um bronze em outras edições da Paralimpíada. Yohansson nasceu sem as duas mãos. Ele contou um pouco de como é competir no Brasil e quais os últimos preparativos para as provas. Ele diz que está empolgado com as competições e se sentindo em casa.
O Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, comentou que este é o momento que eles tanto esperaram.
O Comitê Paralímpico espera conseguir o inédito quinto lugar nos jogos deste ano. Na última edição, em Londres em 2012, o Brasil ficou em sétimo colocado.