logo Radioagência Nacional
Geral

TSE quer votação alinhada ao horário de Brasília partir de 2018

Baixar
Victor Ribeiro
07/09/2016 - 00:15
Brasília

Falta menos de um mês para o primeiro turno da eleição municipal, e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes, já planeja mudanças para a eleição geral de 2018. Mendes pretende unificar os horários de abertura e encerramento das urnas eletrônicas, a partir do horário de Brasília.

 

No primeiro turno, estados da Região Norte ficam uma ou duas horas atrasados em relação ao horário oficial do país. No segundo turno, a diferença aumenta para até três horas, devido ao horário de verão. Para Gilmar Mendes, isso gerou distorção na divulgação dos resultados em 2014.

 

Outra discussão que Gilmar Mendes pretende retomar é sobre a impressão de votos em papel. No ano passado, o Congresso Nacional decidiu que, a partir de 2018, cada vez que uma pessoa votar na urna eletrônica será impresso um boletim, em papel, com o registro do voto. O eleitor não poderá levar esse papel para casa: terá de depositar em uma urna física, instalada na sessão eleitoral.

 

De acordo com o presidente do TSE, Gilmar Mendes, esse sistema de impressão pode gerar mais dúvidas, em vez de dar transparência ao processo eleitoral.

 

Nessa terça-feira (6), o TSE lacrou os programas de informática que serão usados nas 500 mil urnas eletrônicas da eleição municipal de outubro. Um DVD com os dados foi guardado no cofre do TSE, em Brasília, e outros 26 discos serão enviados para os Tribunais Regionais Eleitorais. O TRE do Distrito Federal é o único que não recebe o DVD porque não tem eleição municipal.

x