Após um resultado considerado ótimo no quesito pontualidade durante os Jogos Paralímpicos, os voos no Brasil poderão ter o tempo de atraso alterado de 30 para 15 minutos a partir do ano que vem. A informação foi divulgada pelo diretor de Gestão Aeroportuária do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Paulo Henrique Possas, em coletiva realizada nesta quinta-feira (22).
De acordo com balanço apresentado, mesmo com a movimentação intensa, no período de 1 a 19 de setembro, a aviação registrou pontualidade em 95,3% dos voos. A marca de quase 100% dos voos decolando até 30 minutos após o horário previsto garante, segundo o diretor, que o setor está preparado para a mudança.
A pesquisa revelou que a satisfação do passageiro com os aeroportos envolvidos diretamente na Paralimpíada foi a mais alta já registrada pela série histórica, chegando a 91%. Paulo Henrique ressalta os investimentos em acessibilidade que permitiram um atendimento digno aos passageiros com deficiência. O aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, por exemplo, recebeu cerca de 3,3 mil passageiros em cadeiras de rodas durante o evento.
Durante o período avaliado, os aeroportos do Galeão e Santos Dumont, no Rio, e Guarulhos, em São Paulo, movimentaram quase 4 milhões de passageiros. Ao todo, nos nove aeroportos envolvidos no evento, circularam 6,56 milhões de pessoas.





