Os eleitores de seis capitais da Amazônia Legal foram às urnas nesse domingo (30). Quatro prefeitos foram reeleitos. Em Manaus, no Amazonas, Artur Neto, do PSDB. Em Macapá, no Amapá, Clécio Luís, da Rede. Em São Luís, no Maranhão, Edvaldo Júnior, do PDT, terá mais quatro anos de mandato.
Na capital paraense, o atual prefeito Zenaldo Coutinho, do PSDB, também foi reeleito. Durante o segundo turno, a Justiça Eleitoral cassou a candidatura de Zenaldo. O candidato recorreu da sentença. A decisão deve sair até a diplomação em 16 de dezembro.
Um estreante em eleições será o novo prefeito de Porto Velho. O empresário Dr. Hildon, do PSDB, teve 68,15% dos votos válidos do eleitorado da capital de Rondônia. Foi a vitória mais expressiva da região.
Já em Cuiabá, o deputado estadual Emanuel Pinheiro, do PMDB, assume seu primeiro mandato de prefeito. O segundo turno das eleições na capital de Mato Grosso chamou atenção pelo número de votos nulos, 11,77%. E mais de 100 mil eleitores não foram votar no segundo turno em Cuiabá, uma abstenção de 25,11%. 4,15%votaram em branco.
Os prefeitos de Palmas, no Tocantins, Rio Branco, no Acre e Boa Vista, Roraima foram eleitos no primeiro turno.