Anac proíbe pousos e decolagens no aeroporto de Parintins

Publicado em 05/10/2016 - 21:02 Por Renata Martins - Brasília

Os pousos e decolagens no Aeroporto Júlio Belém, em Parintins, no Amazonas, estão totalmente suspensos. A determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proíbe as operações de aeronaves, com exceção a casos de emergência e transporte de carga de extrema necessidade. A medida começou a valer nessa terça-feira (4).

 

O problema está no risco de aves que sobrevoam o local. De acordo com a Agência, a prefeitura de Parintins, que administra o local, não apresentou um plano de manejo para conter a proliferação do urubu da espécie cabeça-preta. A ave é que traz maior risco na localidade.

 

Semana passada, a Agência já havia aplicado uma restrição a algumas aeronaves, por causa de problemas estruturais na pista do aeroporto. Segundo a Anac, o aeródromo público de Parintins não atendeu a obrigação de realizar medições de atrito e macrotextura.

 

Segundo o procurador-geral do município, Ed Maia, as medidas solicitadas pela Anac estão sendo providenciadas para que a população não seja prejudicada.

 

O procurador lembrou que em 2010 o aeroporto foi fechado por causa do perigo aviário e as operações só foram retomadas três anos depois. Duas companhias aéreas oferecem voos para Parintins: Map Linhas Aéreas e a Azul Linhas Aéreas.

 

De acordo com prefeitura, cerca de 2 mil passageiros passaram pelo aeroporto no mês de agosto. 

 

Em nota, Azul informou que a empresa aguarda nova determinação da agência reguladora para avaliar a retomada dos quatro voos semanais entre Parintins e Manaus. Os clientes que adquiriam passagens para os voos cancelados estão sendo avisados e poderão solicitar reembolso integral dos bilhetes.

 

A Map divulgou que as vendas de bilhetes para Belém-Parintins estão suspensas e que o reembolso ou reemissão das passagens devem ser solicitadas pelo telefone da Central de Reservas da companhia.

Últimas notícias
Geral

RJ: Justiça suspende aplicativo para entrega de alimentos “Valeu”

A ação popular foi ajuizada pelo vereador Pedro Duarte, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: Henrique Foréis Domingues, o Almirante

Cantor, compositor e radialista, Almirante é figura fundamental da história do rádio brasileiro e também do registro e história de nossa música popular. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: 29 de junho é comemorado o Dia do Papa

Vinte e nove de junho é conhecido como o Dia do Papa. Data em que a Igreja Católica celebra São Pedro, considerado pela tradição cristã como o primeiro pontífice. De lá pra cá, 266 homens assumiram a liderança dos católicos. 

Baixar arquivo
Esportes

Brasileiras ganham ouro no Pan-Americano de Ginástica de Trampolim

A dupla Alice Gomes e Camilla Lopes subiu no lugar mais alto do pódio.

Baixar arquivo
Esportes

Filipe Toledo fica com o título da etapa de Saquarema

Foi a quarta vez que Filipinho levantou a taça numa etapa brasileira.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta quarta-feira (29)

Manaus, capital do Amazonas, registra tempo nublado, com pancadas de chuva e trovoadas. Temperatura oscilando entre 24 e 32º C, com umidade do ar de 55 a 90%.

Baixar arquivo