Anac proíbe pousos e decolagens no aeroporto de Parintins

Publicado em 05/10/2016 - 21:02 Por Renata Martins - Brasília

Os pousos e decolagens no Aeroporto Júlio Belém, em Parintins, no Amazonas, estão totalmente suspensos. A determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proíbe as operações de aeronaves, com exceção a casos de emergência e transporte de carga de extrema necessidade. A medida começou a valer nessa terça-feira (4).

 

O problema está no risco de aves que sobrevoam o local. De acordo com a Agência, a prefeitura de Parintins, que administra o local, não apresentou um plano de manejo para conter a proliferação do urubu da espécie cabeça-preta. A ave é que traz maior risco na localidade.

 

Semana passada, a Agência já havia aplicado uma restrição a algumas aeronaves, por causa de problemas estruturais na pista do aeroporto. Segundo a Anac, o aeródromo público de Parintins não atendeu a obrigação de realizar medições de atrito e macrotextura.

 

Segundo o procurador-geral do município, Ed Maia, as medidas solicitadas pela Anac estão sendo providenciadas para que a população não seja prejudicada.

 

O procurador lembrou que em 2010 o aeroporto foi fechado por causa do perigo aviário e as operações só foram retomadas três anos depois. Duas companhias aéreas oferecem voos para Parintins: Map Linhas Aéreas e a Azul Linhas Aéreas.

 

De acordo com prefeitura, cerca de 2 mil passageiros passaram pelo aeroporto no mês de agosto. 

 

Em nota, Azul informou que a empresa aguarda nova determinação da agência reguladora para avaliar a retomada dos quatro voos semanais entre Parintins e Manaus. Os clientes que adquiriam passagens para os voos cancelados estão sendo avisados e poderão solicitar reembolso integral dos bilhetes.

 

A Map divulgou que as vendas de bilhetes para Belém-Parintins estão suspensas e que o reembolso ou reemissão das passagens devem ser solicitadas pelo telefone da Central de Reservas da companhia.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo