Movimentos sociais querem ajuda das Forças Armadas em conflitos agrários

Publicado em 05/10/2016 - 11:21 Por Renata Martins - Brasília

Durante dois dias, governo federal e movimentos sociais voltam a discutir políticas para a agricultura familiar e reforma agrária. O encontro será realizado nesta quarta (5) e quinta-feira (6), na sede do Incra, em Brasília.


Representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar no Brasil (Contraf) e o Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) estão entre as cerca 40 lideranças que participam do encontro. Pelo governo, está confirmada a presença do secretário especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento, José Roseno, e do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Leonardo Góes.


A proposta orçamentária do Governo para 2017 será uma das pautas. Com previsão de deficit de R$ 139 bilhões, o corte de verbas para programas federais relativos à questão agrária preocupa as lideranças, como destaca Marcos Rochinski, coordenador-geral da Contraf Brasil.


Outras reivindicações também serão apresentadas. Entre elas, a continuidade do Programa Nacional de Crédito Fundiário, assistência técnica e extensão rural e intervenção do governo e Forças Armadas para dar fim aos conflitos do campo.


A expectativa dos movimentos é que, na quinta-feira, o resultado dos dois dias de trabalho será apresentado na Casa Civil, para o ministro Eliseu Padilha.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo