logo Radioagência Nacional
Geral

Defensoria pede inquérito federal no hospital de Bonsucesso

Saúde
Baixar
Tâmara Freire
11/11/2016 - 16:17
Rio de Janeiro

A Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro vai pedir à Polícia Federal abertura de inquérito policial para investigar irregularidades no atendimento a pacientes com câncer no Hospital Federal de Bonsucesso, na zona norte da cidade. O órgão já recomendou às autoridades a regularização do atendimento em até 30 dias ou ajuizará ação civil pública. Segundo a defensoria, o hospital cometeu crime de desobediência a uma ordem judicial de fevereiro que determinou imediato redirecionamento dos paciente que deem entrada na emergência para outra unidade hospitalar, após a sua estabilização clínica.

 

Defensores públicos federais e médicos do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro realizaram uma vistoria na unidade no dia 19 do mês passado e encontraram ainda várias irregularidades como falta de equipamentos, dificuldade no agendamento de exames, consultas e cirurgias. De acordo com a defensoria, os pacientes estabilizados atualmente permanecem em conteineres improvisados ao lado de outros em situação de emergência.

 

A DPU pedirá ainda execução da multa diária de R$ 800 pelo descumprimento da decisão da Justiça, a ser paga por cada um dos gestores, com valores retroativos a fevereiro. Um estudo do Cremerj destaca ainda que cerca de 50% dos pacientes oncológicos dão entrada no hospital pelo setor de emergência por conta da grande dificuldade de acesso pelos sistemas de regulação disponíveis. Na vistoria, a DPU constatou ainda que cerca de 40 pacientes com câncer de mama e oito com câncer de ovário aguardavam na fila para passar por cirurgias.

 

Em nota, o Hospital Federal de Bonsucesso informou que está recebendo a cada dia três novos pacientes com câncer, em média, sem deixar de prestar assistência a nenhum deles e que neste ano, já foram realizados mais de oito mil atendimentos oncológicos, 16% a mais do que no ano passado. 

x